Comunidades Intercongregacionais: Acompanha e orienta em suas demandas de apoio, momentos de reuniões, conversas, escutas, visitas.
Grupo de reflexão de religiosos/as, negros/as e indígenas – GRENI: A sigla GRENI significa grupo de reflexão dos religiosos e religiosas negros/as e dos religiosos e religiosas indígenas. É um espaço que proporciona uma maior conscientização sobre a própria identidade dos afrodescendentes e dos indígenas dentro da Vida Religiosa, em vista da superação de todos os obstáculos que impedem uma plena convivência fraterna e missionaria na Vida Religiosa. Realiza-se através de uma construção relacional humana, que acentua o mútuo respeito, a valorização de si mesmo e do outro, em benefício da missão e do acolhimento às diferenças, que cada vez mais enriquecem a própria Vida Religiosa.
O GRENI for designado a acompanhar e a estimular as iniciativas das reflexões dos religiosos e religiosas negros/as e dos religiosos e religiosas indígenas, tanto na promoção da vida religiosa quanto no âmbito da formação inicial e permanente.
A Rede Um Grito pela Vida – RGPV: É uma rede Intercongregacional e Interinstitucional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Faz parte da Conferência dos Religiosos do Brasil-CRB, integra a Rede Internacional Talita Kum.
Atua no enfrentamento ao crime de abuso, exploração sexual e o tráfico de pessoas, com ações de sensibilização, prevenção, informação, capacitação, mobilização social e incidência política, principalmente contra o tráfico para fins de exploração sexual, em parceria com organizações não governamentais e governamentais, movimentos sociais e outras instituições eclesiais e da sociedade civil.
Tráfico de pessoas realizado por meio do aliciamento, recrutamento, transferência e utilização das pessoas para fins de exploração. É uma transação comercial criminosa, que viola a dignidade do ser humano em todas as dimensões.
Não esqueça o silencio faz do tráfico de pessoas um crime invisível.
“Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria”
Papa Francisco
Justiça, Paz e Integridade da Criação – JPIC: É um projeto alinhado à defesa da vida e da dignidade da pessoa humana. É preciso unir nossas forças para que as ações em defesa da Justiça e da Paz sejam fortalecidas a cada dia. É todo trabalho realizado na inserção no meio social e projetos comunitários, de forma direta com o povo.
A JPIC assume pontos centrais para sua missão:
- Fortalecer o compromisso da Vida Religiosa Consagrada, a partir dos gritos do povo, onde a vida é mais ameaçada.
- Focar em quatro eixos condutores que perpassará todo o nosso trabalho: Moradia, Terra, Trabalho e Formação na vivência intensa da mística e da profecia.
- Sensibilizar, fortalecer e apoiar a missão profética da VRC para continuar respondendo aos desafios, contribuindo como discípulo(a) missionário(a) par uma Igreja em saída.
Animação/Formação missionária das Regionais com encontros presenciais e de forma online desenvolvendo temas específicos de crescimento para a VR.
Representa a CRB nas Pontifícias Obras Missionárias (POM), no COMINA – Comissão Missionária Nacional, na Rede CLAMOR Brasil, na Comissão Justiça e Paz.
Projetos Regionais dos Religiosos pela Justiça (JCOR): Acompanha e orienta as regionais da execução dos projetos.
Faz parte da comissão de proteção de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade e do Núcleo Lux Mundi.
Trabalhos pontuais de preparação e execução em Seminários e Congressos para a VRC.