MISSÃO

Home | Setores

SOBRE A MISSÃO

O Setor Missão responde pelas demandas que envolvem a missão da VRC promovendo formações, seminários, rodas de conversas, acompanhamento das Regionais e comunidades Intercongregacioanis, com o objetivo de favorecer uma evangelização transformadora que respeite os direitos humanos e as lutas por justiça social.

Ir. Valmi Bohn, SDP 
Assessora do Setor Missão da CRB Nacional  

Ir. Rosa Elena Ciprés Díaz, EIM 
Assessora do Setor Missão da CRB Nacional 

ATUA ACOMPANHANDO

Comunidades Intercongregacionais: Acompanha e orienta em suas demandas de apoio, momentos de reuniões, conversas, escutas, visitas.  

Grupo de reflexão de religiosos/as, negros/as e indígenas – GRENI: A sigla GRENI significa grupo de reflexão dos religiosos e religiosas negros/as e dos religiosos e religiosas indígenas. É um espaço que proporciona uma maior conscientização sobre a própria identidade dos afrodescendentes e dos indígenas dentro da Vida Religiosa, em vista da superação de todos os obstáculos que impedem uma plena convivência fraterna e missionaria na Vida Religiosa. Realiza-se através de uma construção relacional humana, que acentua o mútuo respeito, a valorização de si mesmo e do outro, em benefício da missão e do acolhimento às diferenças, que cada vez mais enriquecem a própria Vida Religiosa.

O GRENI for designado a acompanhar e a estimular as iniciativas das reflexões dos religiosos e religiosas negros/as e dos religiosos e religiosas indígenas, tanto na promoção da vida religiosa quanto no âmbito da formação inicial e permanente.

A Rede Um Grito pela Vida – RGPV: É uma rede Intercongregacional e Interinstitucional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Faz parte da Conferência dos Religiosos do Brasil-CRB, integra a Rede Internacional Talita Kum.

Atua no enfrentamento ao crime de abuso, exploração sexual e o tráfico de pessoas, com ações de sensibilização, prevenção, informação, capacitação, mobilização social e incidência política, principalmente contra o tráfico para fins de exploração sexual, em parceria com organizações não governamentais e governamentais, movimentos sociais e outras instituições eclesiais e da sociedade civil.

Tráfico de pessoas realizado por meio do aliciamento, recrutamento, transferência e utilização das pessoas para fins de exploração. É uma transação comercial criminosa, que viola a dignidade do ser humano em todas as dimensões.

Não esqueça o silencio faz do tráfico de pessoas um crime invisível.

“Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria”
Papa Francisco

Justiça, Paz e Integridade da Criação – JPIC: É um projeto alinhado à defesa da vida e da dignidade da pessoa humana. É preciso unir nossas forças para que as ações em defesa da Justiça e da Paz sejam fortalecidas a cada dia. É todo trabalho realizado na inserção no meio social e projetos comunitários, de forma direta com o povo.

A JPIC assume pontos centrais para sua missão:

  • Fortalecer o compromisso da Vida Religiosa Consagrada, a partir dos gritos do povo, onde a vida é mais ameaçada.
  • Focar em quatro eixos condutores que perpassará todo o nosso trabalho: Moradia, Terra, Trabalho e Formação na vivência intensa da mística e da profecia.
  • Sensibilizar, fortalecer e apoiar a missão profética da VRC para continuar respondendo aos desafios, contribuindo como discípulo(a) missionário(a) par uma Igreja em saída.

Animação/Formação missionária das Regionais com encontros presenciais e de forma online desenvolvendo temas específicos de crescimento para a VR.

Representa a CRB nas Pontifícias Obras Missionárias (POM), no COMINA – Comissão Missionária Nacional, na Rede CLAMOR Brasil, na Comissão Justiça e Paz. 

Projetos Regionais dos Religiosos pela Justiça (JCOR): Acompanha e orienta as regionais da execução dos projetos. 

Faz parte da comissão de proteção de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade e do Núcleo Lux Mundi.  

Trabalhos pontuais de preparação e execução em Seminários e Congressos para a VRC.

EQUIPE DO SETOR MISSÃO

Ir. Valmi Bohn, SDP

Religiosa da Congregação da Irmãs da Divina Providência  

Licenciada em Pedagogia com especialização em Teologia da Vida Religiosa. 

Cursos EAD sobre abuso, Exploração sexual de crianças, adolescentes e Tráfico de Pessoas 

Ir. Rosa Elena Ciprés Díaz, EIM

Religiosa da Congregação Escravas da Imaculada Menina  

Licenciada em teologia com especialização em psicopedagogia na formação religiosa e extensão universitária em Diplomado La prevención del abuso em la Iglesia Latinoamericana. 

 

EVANGELIZAÇÃO | JPIC | GRENI