COMUNICAÇÃO

Home | Setores

SOBRE A COMUNICAÇÃO

Considerando que a Vida Religiosa demanda uma formação sólida na área da comunicação, almejamos, ao longo do triênio, fomentar uma cultura de assimilação e utilização eficaz da comunicação e dos meios digitais no âmbito da vida religiosa no Brasil. Esse intento se dará por intermédio de processos formativos de cunho teórico-prático, os quais contribuirão para o aprimoramento dos carismas e para a ampliação da visibilidade das ações proféticas da vida religiosa nas diversas Regionais, particularmente no que concerne à dinâmica de concretização da missão de cada uma delas. Para atender às demandas da vida religiosa, torna-se imperativo que procedamos à atualização das linguagens pertinentes à vida consagrada, visando à adequada preparação e implementação de estratégias comunicacionais.

A Vida Religiosa Consagrada, diante do horizonte inspirador do triênio da CRB Nacional, encontra-se em um contexto desafiador, marcado pela inserção das novas tecnologias e mudanças na comunicação tradicional. Nesse cenário, o setor de Comunicação busca criar estratégias e conteúdos que contribuam com a formação e informação de toda a Vida Religiosa Consagrada do Brasil, favorecendo uma comunicação eficaz e unificada.

Diante do advento das novas tecnologias e da crescente ubiquidade das redes de comunicação, a Vida Religiosa Consagrada se depara com uma nova conjuntura paradigmática. A comunicação, outrora centrada em mídias impressas e meios convencionais, necessita adaptar-se de maneira integral à era digital. Este processo exige o desenvolvimento de habilidades e competências na utilização de plataformas online, bem como nas redes sociais, na produção de conteúdo multimídia, e na compreensão das particularidades do ambiente virtual. Tal imperativo conduziu-nos à constituição de uma equipe nacional de comunicação, composta por representantes das diversas regionais, a qual colabora de maneira sinérgica na otimização da comunicação em escala nacional.

Dra. Ir. Neusa Santos, CIIC 
Responsável pelo setor e Assessora Executiva de Comunicação da CRB Nacional

NOSSO OBJETIVO

O objetivo principal consiste em promover uma comunicação coesa, coordenada e integrada, a fim de fortalecer a atuação da Conferência dos Religiosos do Brasil e conferir visibilidade ao ser e ao agir da Vida Religiosa no território nacional.

Nesse contexto, os eixos prioritários para o Triênio 2022-2025, a saber, Discipulado, Sinodalidade e Missionariedade, orientarão as ações do Setor de Comunicação. Este buscará não apenas refletir, mas também vivenciar a sinodalidade, o que implica em uma comunicação pautada em redes de cooperação, horizontalidade, participação ativa e propensão ao diálogo, propiciando, assim, o envolvimento pleno de todos os membros da comunidade religiosa.

Outro aspecto em destaque é o eixo da missionariedade, que por sua vez, deve incentivar uma comunicação que alcance não só as comunidades internas, mas também a sociedade em geral, levando a mensagem da Conferência e sua ação missionaria para além das fronteiras da comunidade.

Para cumprir o horizonte inspirador do triênio da CRB Nacional, adotaremos estratégias e conteúdos eficazes, buscando promover uma comunicação alinhada, coordenada e integrada fortalecendo toda a atuação da Conferência dos Religiosos do Brasil, com destaque para as duas prioridades: Sinodalidade e Missionariedade, que nos leva a elaborar atividades que contemplem as prioridades citadas.

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO/ REGIONAIS

Ana Paula dos Santos Dias

Frei Bruno Fabiano Lira, OFMCap

Ir. Antonia Kelly Gaioso de Andrade, FMA

Frei Luiz Eduardo Araújo Pereira, FMM

Ir. Bia Legal, ADC

Ir. Egnalda Rocha, CIIC

Frei Maikon Henrique Ribeiro Murijo, OFMCap

Ir. Elisete Rogéria Paulus, VM

Ir. Natanael de Melo Carvalho, CSsR

Ir. Maria Aldenira Maximo, FSTJ

Ir. Sebastiana Mendonça de Sousa, CIIC

Ir. Mariana Premoli, IMC

Ir. Ana Soares Pinto, MC

Frei Smaley Ferreira Sarmento, OFMCap

Ir. Cláudia Chesini, ACSC

Ir. Fernanda, IFNSBC

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Ir. Neusa Santos, CIIC 

Religiosa da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, pertencente a Província de São Paulo/SP.

Doutora em Comunicação e Semiótica. Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo. Jornalista com vasta experiencia em TV, impresso, redes sociais e assessorias. Possui MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Especialista em treinamento de Lideranças e Marketing.  Professora de Cursos livres e Escritora. Redatora da Revista Convergência e Editora do Jornal do Santuário Santa Paulina.

É membro da Comissão de Comunicação e Cultura Digital da CLAR (Confederação Latino-Americano e Caribenha de Religiosos), é membro da equipe de Columnistas do Portal Global Sisters Report.

É Coordenadora da Comissão de Comunicação do Ano Vocacional da CNBB. Membro do Observatório de Comunicação Religiosa.

 

André Bernardino 
Analista de Comunicação

Formado em comunicação – Habilitação em Jornalismo, pós-graduado em Marketing Digital e Redes Sociais. Estudante de História.

DESTAQUES DE COMUNICAÇÃO