SOBRE A CRB

Home | CRB

Sobre nós

A Conferência dos Religiosos do Brasil é uma organização religiosa com pleno direito canônico, cujo estatuto foi aprovado pela Sagrada Congregação dos Religiosos através do Decreto nº 01561/55. Fundada em 11 de fevereiro de 1954, durante o Congresso Nacional dos Religiosos realizado no Rio de Janeiro/RJ, a CRB Nacional possui uma história rica e significativa que remonta a várias décadas. A missão primordial da CRB Nacional é animar a vida consagrada e religiosa no Brasil, promovendo a comunhão entre os membros das diversas Congregações e Institutos religiosos presentes no território nacional. Desde sua fundação, desempenha um papel crucial na articulação de questões-chave, na defesa de direitos e na promoção do diálogo e da colaboração entre religiosos e religiosas. Além de coordenar atividades que visam à construção de alianças intercongregacionais na formação e missão, a Conferência atua em favor das Entidades Religiosas Católicas, acompanhando, apoiando e estimulando projetos missionários e sociais em parceria com as Regionais e entidades afins em todo o território nacional. A CRB Nacional dedica-se promovendo inserção em meios populares em situação de risco social. Realiza seminários, palestras, cursos, encontros, congressos e fóruns, comprometendo-se na defesa dos direitos humanos e da justiça social. A partir do olhar religioso, a Entidade estimula a manutenção de programas de proteção social para crianças, adolescentes e idosos, incentivando a formação para a consciência e o exercício da cidadania. Ao longo dos anos, a CRB Nacional tem sido uma voz profética na defesa da justiça social, dos direitos humanos e do cuidado com o meio ambiente. Envolvida em iniciativas que abrangem desde a educação e saúde até o trabalho com migrantes, refugiados e populações marginalizadas, a CRB Nacional, por meio de seus membros e instituições, busca ativamente promover a dignidade e a igualdade para todos. Além disso, a CRB Nacional dedica-se ao aprofundamento espiritual e à formação contínua de seus membros. Reconhece a importância da vida comunitária, do estudo e da reflexão, buscando constantemente aprimorar a capacidade de servir aos outros e de responder aos desafios do mundo contemporâneo. A missão da CRB Nacional é ser uma presença significativa e relevante na sociedade brasileira, levando adiante os valores do Evangelho e contribuindo para a construção de um mundo mais justo e compassivo. Através da dedicação à Vida Religiosa Consagrada e ao serviço aos mais necessitados, a CRB Nacional busca ser testemunha do amor e da misericórdia de Deus no mundo.

Quadro atual

A CRB Nacional atualmente engloba um total de 525 congregações associadas. Dessas congregações, 117 são masculinas, 381 são femininas e 27 são compostas tanto por religiosas quanto por religiosos. Além disso, o Brasil conta com uma comunidade de mais de 30.000 religiosos/as.

FINALIDADE E MISSÃO

  • Animar a VRC no Brasil, promovendo a comunhão entre os membros dos diversos Institutos Religiosos (…); 
  • Coordenar atividades que visem a construção de alianças Intercongregacionais na formação e missão; 
  • Promover a inserção em meios populares em situação de risco social; 
  • Atuar em favor das Entidades Religiosas Católicas (…); 
  • Manter, acompanhar, apoiar e estimular projetos missionários e sociais, em todo o território nacional, em parceria com as Secções Regionais e entidades afins (…); 
  • Realizar seminários, palestras, cursos, encontros, congressos e fóruns (…) em vista da inclusão social; 
  • Comprometer-se na defesa dos direitos humanos e da justiça social (…); 
  • Estimular a manutenção de programas de proteção social para crianças, adolescentes, idosos e (…); 
  • Motivar a formação para a consciência e exercício da cidadania; 
  • Promover publicações e difusão de obras que visam ao desenvolvimento humano (…); 
  • Manter intercâmbio com instituições congêneres nacionais e internacionais e com o poder público. 
Anterior
Próximo