Mensagem da Presidente

Home | CRB

Mensagem da Presidente sobre os 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil

A Conferência dos Religiosos do Brasil é uma organização religiosa, de direito pontifício, fundada em 11 de fevereiro de 1954, no Rio de Janeiro – RJ, durante o Congresso Nacional dos Religiosos. 

A missão da CRB Nacional é animar, articular e acompanhar a Vida Religiosa Consagrada do Brasil, no seguimento a Jesus Cristo e no serviço profético-testemunhal, de promover a comunhão na diversidade de dons e carismas e a construção de novas relações intercongregacionais, eclesiais e sociais. 

A CRB, identificada por sua espiritualidade evangélica, pelo testemunho de partilha, profecia e anúncio missionário, é percebida como articuladora e dinamizadora dos compromissos com a evangelização transformadora em lugares de fronteira, promovendo o diálogo e a colaboração intercongregacional e, em parceria, dando respostas concretas para os novos desafios de nosso tempo. 

É reconhecida pelo seu compromisso preferencial com os empobrecidos e excluídos, com os povos originários, com a natureza, nossa Casa comum. E com as grandes causas que promovam a dignidade da pessoa humana, a justiça, a paz e a humanização, vivendo de forma sinodal numa ‘Igreja em saída’. 

Empenha-se em promover uma Vida Religiosa Consagrada constantemente chamada a ressignificar-se à luz da ação do Espírito Santo, através da prática da sinodalidade, como “caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milênio” (Papa Francisco). E, “permanecendo em seu amor” (Jo 15,9), encontrar na própria consagração a força para a fidelidade criativa na adesão ao Senhor (Vita Consecrata 63) 

Desde nossa consagração e carismas particulares, e corresponsáveis na missão da Igreja, pedimos: Fica, permanece conosco, Senhor (Lc 24,29) e completa a boa obra que seu Espírito fecundou nestas terras brasileiras! 

Conferência dos Religiosos do Brasil, pequena discípula missionária. A sua história de luzes e sombras nos desafia a ser cada vez mais semeadores do reinado de Jesus, consagradas e consagrados alegres, esperançados e esperançadores, coerentes com a mensagem do Evangelho. 

CRB Nacional, 70 anos de amor entregue e de humilde serviço a todas e todos!  

Ir. Eliane Cordeiro de Souza – Mercedária da Caridade

Presidente da CRB Nacional