Religiosas e Religiosos se reúnem em São Paulo para renovação espiritual

“Eis que estou fazendo uma coisa nova”

O CERNE – Centro de Renovação Espiritual em sua 114ª edição, reúne 47 participantes entre Religiosos e Religiosas de 39 congregações vindos de diversos Estados do Brasil e de outros países. O evento que iniciou dia 11 de setembro e terminará no dia 21 de outubro, se realiza em São Paulo, na Casa de Retiros e Eventos Madre Cabrini, ao cuidado das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração, é promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e está sob a coordenação de Pe. Mário Roessler, msc, e Ir. Francisca Wanderley, ij, ambos responsáveis pela Formação Continuada da CRB Nacional.

O CERNE tem como objetivo proporcionar a possibilidade de fazer uma releitura da Vida Religiosa Consagrada em todas as suas dimensões e missão ressignificando o seguimento de Jesus Cristo.

Trata-se de um programa intercongregacional, de 40 dias de experiência de vida na dinâmica de partilha e aprofundamento de conteúdos específicos com especial ênfase nos momentos de oração e vivência fraterna.

O grupo já refletiu sobre os temas: Psicologia na Vida Religiosa Consagrada: crescimento pessoal e comunitário com Ir. Maria de Fatima Alves de Morais, ascj e Análise de Conjuntura – desafios à VRC com pe. Rafael López Villaseñor, sx.

Para a Ir.Maria Iardete (Deca), das Irmãs Franciscanas de Maristella, o CERNE está sendo um momento especial de encontro pessoal com Jesus Cristo, vivência fraternal e tempo de graça. “Agradeço a Deus, a congregação e a CRB pela oportunidade”.

Ir. Rosária Ngueleia, das Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, de Angola, afirma que o Cerne está sendo uma experiência de misericórdia. Ela diz: “Sinto paz interior, tranquilidade, renovação, gratidão com Deus e a Congregação”.

Nas próximas semanas o CERNE 114 irá abordar vários outros temas relacionados com a nossa Vida Religiosa Consagrada. A última semana será de retiro onde os participantes terão a oportunidade de consolidar na oração a experiência dos 40 dias, os quais estão sendo marcados por momentos de oração pessoal e comunitária, partilhas em grupos, grupos de vivência, passeios comunitários, dias livres, grupos de trabalho, confraternizações e a vivência da Eucaristia.

Posts relacionados

Conclusão do CERNE 122

Com Celebração Eucarística presidida por Frei João José dos Santos, membro da Regional de Curitiba da CRB, foi concluída a edição 122 do CERNE –

Leia mais »

CERNE 122 – Quarta semana

Em um clima de convivência, oração, partilha e estudo, seguem, em Curitiba, no Provincialado das Irmãs da Divina Providência, as atividades da quarta semana do

Leia mais »

Começou o CERNE 122

No dia 11 de setembro, na Casa de Retiros das Irmãs da Divina Providência, em Curitiba, iniciou a edição 122 do Centro de Renovação Espiritual

Leia mais »