Cerne 124 inicia no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli em Mariporã/SP

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

No domingo, 11 de fevereiro de 2024, teve início a 124ª edição do Centro de Ressignificação Espiritual – CERNE, evento promovido pelo Setor de Formação Continuada da Conferência dos Religiosos do Brasil. Realizado no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli, em Mariporã – SP, o CERNE se estenderá até 21 de março, com a participação 42 religiosas/os de diversas nacionalidades e regiões do Brasil. O grupo é diversificado, composto representantes de países como Bolívia, Chile, Angola e Moçambique e dos estados brasileiros, destacam-se Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Bahia, Amazonas, Ceará, Paraíba, Pará, Alagoas e Rio Grande do Sul.

O CERNE, orientado pelos assessores Irmã Zirlaide Barreto Mendonça e Frei Vanildo Luiz Zugno do Setor de Formação, tem como objetivo promover a integração e o amadurecimento dos dons e potencialidades dos participantes, visando que, libertos, criativos e felizes, possam abraçar a missão no discipulado de Jesus. Através de uma experiência intercongregacional fundamentada na dinâmica de partilha, oração, reflexão e avaliação pessoal e comunitária, o CERNE proporciona uma vivência capaz de revitalizar a vida, a consagração e a missão.

Nos primeiros três dias, a temática “Psicologia da Vida Religiosa: dimensão pessoal e comunitária” foi conduzida pela Irmã Zirlaide Barreto Mendonça, assessora do setor de formação da CRB nacional. Durante esse período, os participantes não apenas absorveram conteúdo, mas também se envolveram em interações. As celebrações litúrgicas, impregnadas de espiritualidade, foram participativas, incluindo a celebração das Cinzas, como momento penitencial e de vivência Quaresmal. Para fortalecer os laços, foi organizada uma noite cultural, celebrando o carnaval do CERNE, com danças, brincadeiras regionais e degustação de iguarias típicas de diferentes regiões.

Os três dias seguintes foram dedicados ao tema da “Prevenção de abusos de poder, de consciência e de gênero na Igreja e na Vida Religiosa Consagrada”, assim como “Autoridade, poder e obediência: acenos sobre a VRC”, ministrados por Frei Otan Junior, ofm. Abordou-se a administração das relações internas, com foco especial nos abusos de poder dentro da comunidade religiosa, e reflexões sobre abusos relacionados à sexualidade, especialmente os envolvendo menores. Um aspecto essencial foi a avaliação das relações e práticas adotadas dentro da comunidade religiosa, levando em consideração os recursos disponíveis.

Publicações recentes