Sinodalidade é destaque nos últimos dias do CERNE 124

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Durante os últimos dias do CERNE 124, os participantes vivenciaram uma jornada de reflexões e crescimento espiritual, humano e missionário.

Desde os estudos e momentos de oração até a experiência semanal do deserto e o retiro, cada instante foi marcado pela construção de um caminho interior e transformador. Os participantes foram desafiados a praticar a escuta interior, a hospitalidade e a permanecerem conectados em comunhão com Deus, demonstrando um abandono confiante.

Nos últimos dias, destaca-se a formação ministrada por Alzirinha Souza, que abordou a sinodalidade com foco nas “temáticas sensíveis do sínodo”. Foi enfatizado que sinodalidade vai além de simplesmente caminhar juntos; é sobre se colocar no lugar do outro em comunhão, unindo-se em um objetivo comum: o seguimento de Jesus Cristo.

Durante o dia semanal de deserto, Ir. Cláudia Naves dos Reis falou sobre o tema da “Comunhão Trinitária”, enquanto Ir. Cristina Giane convidou os participantes a viver plenamente no espírito durante o retiro. Com a dinâmica de “parar, olhar e seguir”, os participantes foram incentivados a refletir sobre as realidades movidas pela Divina Ruah em cada um, preparando um caminho de liberdade, humanização, interioridade e transformação.

Além disso, cada participante desenvolveu um projeto de vida considerando as condições básicas de autonomia, autenticidade e discernimento, levando em conta o contexto social, a relação com Deus, consigo mesmos, com os outros e com a criação.

No último dia do CERNE, Ir. Maria José de Oliveira encerrou as reflexões convidando todos a meditar sobre o tema “Maria e a experiência de Deus”, seguido por momentos de avaliação, confraternização e uma missa de envio.

Os participantes expressaram gratidão pela presença e amizade de Ir. Zirlaide e Frei Vanildo durante o CERNE 124. Às Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, o grupo expressou agradecimento pela atenção, amizade, cuidado e generosidade proporcionados, garantindo o bem-estar e a plena aproveitação de tudo o que foi oferecido.

« de 8 »

Publicações recentes