Conselho Missionário Regional Norte 2 da CNBB realiza Assembleia eletiva

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

20.01.15| A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Norte 2, em Belém (PA) acolheu, nos dias 17 e 18 de janeiro, a Assembleia ordinária eletiva do Conselho Missionário Regional (Comire) que compreende os estado de Pará e Amapá.

Com a participação de nove dioceses e com coordenação da equipe colegiada a reunião teve início com momentos de oração e partilha da caminhada missionária do Regional. Ganhou destaque os trabalhos realizados em parcerias com outros organismos da sociedade no combate à exploração infantil, Acampamentos Missionários, Marcha Missionária, Escolas de Formação e fortalecimento dos Conselhos missionários Diocesanos (Comidi). Mesmo as dioceses que ainda não têm o Comidi desenvolvem atividades missionárias tais como: implantação da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), missão em áreas indígenas como, por exemplo, na diocese de Óbidos, a missão nas 30 aldeias Tirió aonde só se chega através de avião. São 2500 indígenas que precisam da presença missionárias. “As mulheres chegam aonde os homens não chegam. As religiosas estão transformando a diocese”, ressaltou o bispo dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, referencial da Missão no Regional ao falar sobre o aumento do número de religiosas na região. Outro testemunho vem do Macapá onde o jovem Angley Pantoja, 18 anos, destacou que desde os 03 anos de idade atua na missão através da IAM. “Tenho o carisma missionário e hoje atuo na animação missionária do Comidi indo às comunidades ribeirinhas realizando viagem de até 12 horas de barco enfrentando maresias”, acrescentou.

Os maiores desafios é integrar as atividades do Mês das Missões com a festa do Círio de Nazaré, motivar os padres para formação de Comipas, o recebimento de matérias e as comunicações que demoram e até nem chegam.

No domingo na Eucaristia dom Bernardo Johannes Bahlmann fez memora da vocação, na qual somos chamados e como João e André enviados a apresentar Cristo.

Também foi realizado o estudo do texto enviado pelo Conselho Missionário Nacional (Comina) sobre a animação e cooperação missionária. O estudo foi apresentado pela Irmã Rebecca Spires e o padre Daniel. Em seguida, Irmã Dirce Gomes da Silva, assessora da Comissão para a Ação Missionária da CNBB reforçou sua importância para a dimensão missionária da Igreja do Brasil como também destacou pontos chaves para o bom desenvolvimento da caminhada missionária dos Comidis e Comires: a formação, espiritualidade, informações e cooperação missionária.

Padre Nello Ruffaldi foi reeleito como coordenador do Comire Norte 2 para mais três anos.

Foram ainda, escolhidas as prioridades e elaborado o planejamento para 2015. Visita aos Comidis pela coordenação, formação e fortalecimento dos Comidis na diocese que ainda não têm, maior aproximação do Comire, implementar a comunicação, criar banco de dados dos missionários ad gentes do Regional, formar agentes missionário para atuar nos projetos, motivar o Mês das Missões e aproveitar melhor o material enviado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Houve também a prestação de contas e dos projetos Além-fronteiras em Moçambique, África.

Na avaliação os participantes destacaram a importância da presença da Irmã Dirce Gomes e sua clareza ao apresentar a caminhada missionária da Igreja da Brasil. Quem veio pela primeira vez gostou, pois viveu um momento de renovação. Outros destacaram a importância dos debates e a organização da equipe colegiada do Comire.

Comunicação Comire Norte 2.

Fonte: POM

Publicações recentes