CRB Nacional marca presença no Jubileu das Comunicações em Roma

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

Na sexta-feira, 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, teve início o Jubileu do Mundo das Comunicações com uma celebração na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Presidida pelo padre Giulio Albanese, diretor do Escritório de Comunicações Sociais do Vicariato de Roma, a cerimônia incluiu boas-vindas aos participantes e uma liturgia penitencial, marcando o início do evento.

A celebração reuniu comunicadores de diversos países e contou com a presença da relíquia do coração de São Francisco de Sales. Este é o primeiro dos 36 eventos do Ano Jubilar das Comunicações, que ocorre até o dia 26 de janeiro e reúne jornalistas, especialistas e profissionais da área.

Logo após a celebração penitencial, o Cardeal Angelo De Donatis, vigário geral do Papa para a Diocese de Roma, presidiu a Santa Missa em memória de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, na Basílica de São João de Latrão. Durante a homilia, o Cardeal destacou a importância de “desarmar a comunicação” por meio de uma abordagem humilde e não agressiva, que promova a verdade.

No sábado, 25 de janeiro, o Papa Francisco recebeu profissionais de comunicação de 138 países em uma audiência realizada na Sala Paulo VI. O Brasil esteve representado por diversas delegações, incluindo a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), com a presença da Irmã Neusa Santos, Assessora de Comunicação da CRB Nacional, além de outras religiosas brasileiras. A Presidente da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (CLAR), Irmã Liliana Franco, também participa do Jubileu das Comunicações, reforçando o compromisso com a missão da comunicação.

Durante o encontro, aberto pelo prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, o Papa Francisco dirigiu uma mensagem aos comunicadores. Ele enfatizou que a comunicação é, antes de tudo, um ato de doação. “Gostaria somente de dizer uma palavra sobre a comunicação: comunicar é sair um pouco de nós mesmos, para dar algo de mim ao outro. E a comunicação não é só saída, mas também o encontro com o outro. Saber comunicar é uma grande sabedoria.”

O Papa destacou que o trabalho dos profissionais da comunicação é importante tanto para a sociedade quanto para a Igreja. Ele afirmou que comunicar é uma vocação e uma missão com a responsabilidade de dar voz aos marginalizados e acender a esperança. “A linguagem utilizada pode acender ou apagar a esperança, pode dar voz aos marginalizados. Esse é, como diria São Paulo, o seu bom combate.”

Além do encontro com o Papa Francisco, os participantes do Jubileu das Comunicações participaram de um dia com momentos de espiritualidade, cultura e reflexões sobre os desafios da comunicação.

As atividades tiveram início com uma peregrinação à Porta Santa na Basílica de São Pedro. Em seguida, na Sala de Audiências Paulo VI, aconteceu a cerimônia de boas-vindas que marcou a abertura oficial do dia. Ainda pela manhã, realizou-se o encontro “Em Diálogo com Maria Ressa e Colum McCann”, com mediação de Mario Calabresi. No período da tarde, o painel “Esperança por uma Melhor Comunicação” deu continuidade aos diálogos com os professores, Maria Ressa e Colum McCann, desta vez moderados por Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação.

O dia foi encerrado com a transmissão ao vivo das Vésperas, presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, marcando a conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e por fim,  o documentário “Lava Verde”, dirigido por Lia Beltrami, foi exibido, encerrando a programação do dia.

O Jubileu das Comunicações, evento que reuniu comunicadores de diferentes países para refletir sobre o papel da comunicação na sociedade e na Igreja, será concluído no domingo, 26 de janeiro. A celebração de encerramento ocorrerá no “Domingo da Palavra de Deus” e incluirá a Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa Francisco.

Ao longo da programação, o Jubileu contou com momentos de espiritualidade, debates e encontros culturais, destacando o compromisso dos profissionais da comunicação em suas atividades. A celebração final encerra o evento com oração e agradecimento pela missão comum.

Publicações recentes

plugins premium WordPress