No segundo dia do evento sediado na Casa Dom Luciano em Brasília/DF, o JCoR reuniu um público de cerca de 190 pessoas de diversos estados brasileiros, bem como dos países Colômbia e Estados Unidos, com o objetivo principal de discutir a importância da Justiça Social como ponto crucial na transformação global. A espiritualidade do dia foi dinamizada pela regional de Belém/PA, que trouxe à tona o tema da SINODALIDADE e o dia do trabalhador recordando a luta pelo trabalho e pela justiça social.
Posteriormente, Ir. Terezinha D’llacqua, integrante da equipe interdisciplinar da CRB, iniciou um debate sobre o tema “Para onde vai a Vida Religiosa em Sinodalidade”. Ela destacou que a SINODALIDADE é um modo de ser, um estilo de vida individual e coletivo que se manifesta na forma de perceber, relacionar, na comunicação, bem como nas estruturas organizacionais e sistêmicas.
A Ir. Terezinha ressaltou que a SINODALIDADE não é um conceito abstrato nem se limita a uma reestruturação civil ou canônica. Ela enfatizou que a SINODALIDADE é um caminho de profunda transformação interior, exigindo uma mudança de paradigma em nossa maneira de viver e trabalhar juntos como comunidade.
Durante o segundo momento do dia, Ir. Sueli Bellato da equipe interdisciplinar da CRB, trouxe a discussão sobre o tema “Da Assembleia Eclesial da AL ao Sínodo da Sinodalidade”, abordando esse caminho como um processo para a transformação global e para o futuro da Vida Religiosa. A discussão continuou estimulando diálogos relevantes sobre as questões fundamentais da justiça e da espiritualidade, tendo a Sinodalidade como caminho.