Presidente da CRB Nacional participa de homenagem a Irmã Rosita Milesi no Palácio Itamaraty

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram
Foto: André Oliveira / MDS

A presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Eliane Cordeiro, participou da cerimônia de entrega do Prêmio Nansen, promovido pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que homenageou a Irmã Rosita Milesi. O evento, realizado na última segunda-feira (9), no Palácio Itamaraty, em Brasília, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, Filippo Grandi, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o Secretário Nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski e a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.

O prêmio foi concedido a Irmã Rosita Milesi, reconhecida por sua atuação com refugiados e migrantes desde os anos 1980. Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e coordenadora da RedeMIR, que reúne 60 organizações no Brasil, Irmã Rosita desempenhou papel essencial na formulação da Lei de Refugiados de 1997, ampliando a proteção a essas situações conforme normas internacionais.

O Prêmio Nansen, criado em 1954, homenageia pessoas, grupos ou organizações que se destacam no apoio a refugiados. Ele recebeu este nome em homenagem ao norueguês Fridtjof Nansen, primeiro Alto Comissário para Refugiados da Liga das Nações, conhecido por seu trabalho em favor de pessoas deslocadas. Desde 2017, além do reconhecimento global, também são premiados vencedores regionais por esforços humanitários.

Irmã Rosita é a segunda no Brasil a receber o Prêmio Nansen, sucedendo Dom Paulo Evaristo Arns, premiado em 1985 em nome da Cáritas Brasileira. Sua atuação à frente do IMDH destaca-se pelo impacto direto na vida de milhares de refugiados e migrantes, promovendo acolhimento e garantia de direitos.

Foto: Daniela Pinheiro/MDHC

A participação da Irmã Eliane Cordeiro na cerimônia reflete a missão da CRB Nacional, que ao longo dos seus 70 anos tem sido uma voz profética na sociedade brasileira. Comprometida com a justiça social, os direitos humanos e o cuidado com o meio ambiente, a CRB atua em diversas frentes, como educação, saúde e acolhimento de populações vulneráveis e marginalizadas, incluindo migrantes e refugiados.

Por meio de seus membros e Instituições, a Conferência dos Religiosos do Brasil busca promover a dignidade e a igualdade, inspirando-se nos valores do Evangelho para construir um mundo mais justo e compassivo. Seu trabalho é testemunho vivo do amor e da misericórdia de Deus, especialmente junto aos mais necessitados.

A presença da CRB Nacional na cerimônia reforça seu alinhamento com as ações de organizações como o IMDH e o ACNUR no enfrentamento das crises migratórias. A participação da Irmã Eliane Cordeiro simboliza o compromisso da Conferência em ser uma voz ativa em defesa dos mais vulneráveis, contribuindo para a construção de um futuro de esperança, solidariedade e paz.

Publicações recentes

O que é o Jubileu?

O Jubileu, também conhecido como Ano Santo, é um período especial na tradição cristã, marcado pela busca de restauração espiritual, reconciliação e renovação da fé.

FELIZ NATAL DA CRB NACIONAL – 2024

A Presidente da CRB Nacional, Irmã Eliane Cordeiro de Souza, juntamente com os Assessores Executivos e a Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil, expressam