Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, os noviços e noviças de primeiro ano participaram de uma formação sobre Teologia Moral, Fundamental e Social, promovida pela Regional de São Paulo. Durante esses dias, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre questões da moral e da ética cristã, com um olhar para a escolha da vida religiosa consagrada.
A programação abordou uma variedade de temas para a formação dos religiosos. Entre os tópicos explorados, destacaram-se a importância da teologia moral e seus fundamentos na ética filosófica, além da distinção entre atos humanos e atos morais e como esses conceitos influenciam a vivência cristã. Outro ponto foi a reflexão sobre o valor da pessoa humana e a necessidade de respeito à vida.
Questões também fizeram parte das discussões, incluindo o clericalismo e suas consequências, como o abuso de poder e espiritual. Além disso, foram debatidos os valores da vida social, como a verdade, a liberdade e a justiça, assim como o distanciamento da Igreja frente a ideologias e suas implicações para a missão cristã.
Um aspecto histórico discutido foi a postura da Igreja antes do Concílio Vaticano II, período em que predominava uma ênfase na submissão e obediência sem espaço para uma reflexão. Esse contexto foi analisado à luz das transformações promovidas pelo Concílio e seu impacto na vivência da fé nos dias atuais.