Entre os dias 25 e 27 de março, a Regional de São Paulo acolheu jovens vocacionados à Vida Religiosa Consagrada no primeiro encontro do Aspirinter, com o tema “Relações Interpessoais: valores e desafios”, conduzido pela Irmã Maria Aparecida (Cidinha) Pieroni, da Congregação das Missionárias de Maria Auxiliadora (map).
A programação contou com momentos de integração, dinâmicas de grupo, formação e atividades, com o objetivo de associar as vivências dos jovens aos passos no discernimento vocacional. A proposta buscou ajudar os participantes a compreender etapas como as fantasias, as crises e o compromisso, com o apoio dos formadores.
Durante o encontro, os vocacionados foram organizados em quatro grupos, que ao longo do ano terão a tarefa de ampliar relações com pessoas fora de seus círculos. A intenção é desenvolver formas de convivência e interação, voltadas à vida em comunidade e ao crescimento pessoal.
Em sua fala, Ir. Cidinha abordou um dos desafios enfrentados: a dificuldade em silenciar para escutar a voz de Deus. “Primeiro é preciso escutar, conhecer e filtrar os ruídos externos, para depois aprender a bloqueá-los, permitindo a escuta interior”, disse a assessora. Ela também falou sobre a importância das relações como forma de transformar pensamentos e ações em compromissos em diferentes dimensões da vida.
O próximo encontro do Aspirinter seguirá com a assessoria da Ir. Cidinha, que continuará a tratar do tema das Relações Interpessoais, abordando aspectos da amizade e da afetividade. A proposta é contribuir com o processo formativo desde os passos iniciais na Vida Religiosa Consagrada.