Consagrados e consagradas de todo o Brasil se reuniram em Fortaleza, no Ceará, para o V Congresso das Novas Gerações Nacional.
Na tarde do dia 02 de novembro, deu-se o início do congresso com uma calorosa recepção e animação. A oração conduziu os participantes em uma reflexão sobre a esperança que emerge, por meio da representação do Evangelho de Mateus 28,1-7.
O evento também contou com apresentações culturais, como a Quadrilha, uma dança típica da cultura nordestina, que proporcionou momentos de alegria e celebração.
Em seguida, as Novas Gerações foram acolhidas, seguida pelo momento de recordar os congressos anteriores realizados em São Paulo (2009), Aparecida (2013), Brasília (2017) e Mariápolis/SP (2020). O congresso representa uma oportunidade de compartilhar experiências, fraternidade e sinodalidade, com a participação de consagrados de diversas regiões do Brasil.
A oficialização do congresso ocorreu por meio das palavras da presidente da CRB Nacional, Irmã Eliane Cordeiro de Souza, que ressaltou: “É fundamental enfatizar a importância de compreender o caminho percorrido pelas Novas Gerações”.
O tema do congresso, “Novas Gerações, a esperança desponta já!”, e o lema “A sinodalidade, caminho da esperança” refletem a essência do encontro, que tem como objetivo promover a união e celebração dos diferentes carismas religiosos em prol de uma Igreja sinodal.
Em tempo de preparação para a realização do congresso dos 70 anos da CRB Nacional em 2024, a Vida Religiosa Consagrada demonstra grande entusiasmo e alegria, consciente de que serão dias de encontro, partilha e renovação do compromisso com Jesus e o serviço aos pobres.
A sinodalidade é vista como uma fonte de esperança, seguindo a mensagem do Papa Francisco de que “os jovens são o presente da Igreja” (CV 64) as Novas Gerações é o presente da Igreja. E para celebrar os 70 anos, é preciso estar cultivando a mística que une os religiosos e religiosas em fraternidade, valorizar o testemunho daqueles que se dedicaram aos pobres e marginalizados, incluindo aqueles que foram mártires em nome da missão, e abordar a importância do peregrinar, símbolo de uma Igreja em saída e sinodal, bem como o dom da profecia ao observar a realidade e os desafios que a sociedade apresenta. Os consagrados são encorajados a enriquecer a Igreja com sua missão, pois o mundo anseia pela profecia da vida consagrada.
A esperança é o fio condutor desses dias de encontro e reflexão, pois é por meio dela que os participantes vislumbram um futuro inspirador e permanecem no amor de Deus, nutrindo sua fé e compromisso com a missão da Igreja.
Confira o Boletim do primeiro dia: