Cidade do Vaticano (RV) | 23.06.2016 | – Neste espaço dedicado aos Direitos Humanos, hoje vamos falar das missionárias brasileiras no Haiti.
As religiosas integram um projeto intercongregacional que nasceu para ajudar as vítimas do terremoto que assolou a Ilha em janeiro de 2010. A iniciativa envolve a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Conferência dos Religiosos e a Cáritas Brasileira e terá a duração de 10 anos.
Atualmente, seis irmãs trabalham em Porto Príncipe. Duas delas, a Ir. Maria Goreth Ribeiro dos Santos e Ir. Maria Câmara Vieira, estão em Roma e visitaram a sede da Rádio Vaticano.
As missionárias desembarcaram na ilha “com a cara e a coragem” e aos poucos foram aprendendo a língua e a cultura locais e desenvolvendo projetos úteis à população. Ir. Goreth fala de como este trabalho evoluiu desde que chegaram a Porto Príncipe e sobre um dos motivos que as trouxe a Roma: entregar uma estola bordada especialmente ao Papa Francisco pelas mulheres que participam dos projetos brasileiros e também uma carta ao Pontífice.