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CONVERGÊNCIA dezembro 2006 • ANO XLI • n° 398
■ Os primeiros jesuítas: mística, companheirismo e missão ■ O drama da fome como um apelo à vida religiosa ■ Testemunho de D. Antônio Fragoso
■ Os primeiros jesuítas: mística, companheirismo e missão ■ O drama da fome como um apelo à vida religiosa ■ Testemunho de D. Antônio Fragoso
■ Eucaristia e vida consagrada ■ A dimensão social da evangelização. O desenvolvimento é a maior questão social hoje ■ Autoridade e mediação: Um serviço
■ Laudatio in honorem DD. Luciano ■ O que o espírito diz a vida consagrada… ■ A vida religiosa e a política ■ Crise de
■ Ás voltas com o poder ■ A liderança das mulheres em uma nova maneira de ser igreja ■ Vida religiosa e igreja na América
■ Em busca de auto-compreensão da consagração religiosa ■ No princípio da responsabilidade está o futuro da delicadeza humana ■ O comportamento humano dentro do
■ Evangelização em um mundo pluralista ■ Caridade evangélica e solidariedade mundial ■ Espiritualidade – novas gerações, identidade e subjetividade ■ “O diálogo inter-religioso como
■ “A eucaristia, sacrifício reparador da humanidade” ■ Sociedade do conhecimento: Prioridades educacionais ■ Autoridade, poder e autonomia – Vícios e virtude ■ Paz –
■ Deficientes físicos na bíblia ■ Por uma igreja conciliar pluralista. O Vaticano II, o diálogo inter-religioso e a vida consagrada ■ Doutrina social da
■ Voltar as origens. Voltar ao essencial da Boa Nova que Jesus nos trouxe ■ Vida consagrada enraizada em Cristo Jesus. Testemunho, profecia e esperança
■ O que o concilio vaticano 11 tem a dizer hoje à vida religiosa? Desafios sócio-pastorais ■ Pura e perene fonte da vida espiritual” –
■ A Vida Religiosa e a nova globalização ■ O terrível privilégio da atividade intelectual ■ Irmão Roger Schutz: espiritualidade ecumênica ■ A complexa relação
■ Como celebrar a Eucaristia na América Latina ■ Provocações para se pensar uma Teologia do Corpo ■ A Teologia na Tenda com Jó ■
■ Quarenta anos depois: alegria e esperança? ■ Aspectos antropológicos da oração ■ Luzes do 11· Inter-Eclesial das CEBs ■ Do Vale do Aço. em
■ A vocação do religioso irmão ■ A edesiologia do Concilio Vaticano 11 ■ A Vida Religiosa e o Forum Social Mundial ■ Paz e
■ O diálogo profético na Vida Religiosa à luz da Biblia ■ Ser igreja: a questão da “pertença” ■ Esperanças e questionamentos a partir do Congresso
■ A Eucaristia nas comunidades de Vida Consagrada hoje ■ Oséias, o profeta das relações de amor e da anti-idolatria ■ Encontro entre homem e
■ Vaticano 11 . Aposta evangélica em uma Igreja do diálogo e da comunhão. Em sintonia com a humanidade ■ Diante do pão partido. Os
■ Solidariedade e paz ■ Antitese da violência na Bíblia ■ Vida consagrada: amor sólido numa sociedade de laços frágeis ■ “Cavalaria ligeira” de ontem,
■ Como viver uma vida consagrada numa sociedade injusta? ■ Identidade do ser religioso ■ A convivência de jovens e de mais idosos na vida
■ O discipulado cristão segundo Mateus – A figura de José (Mt 1,18-25) – ■ Repensar a teologia da vida religiosa a partir do gênero.
■ As CEBs estão vivas e atuantes. E a vida religiosa? ■ Provocação dos místicos modernos à vida religiosa hoje. Uma tentativa de encontrar da
■ Testemunhas da comunhão na igreja e na sociedade ■ Elementos essenciais da Vocação na Bíblia ■ Teologia: Uma vocação tecida na vida ■ Vida
■ VR: Onde se encontra o protagonismo histórico? ■ Breves notas sobre a “nova masculinidade” ■ “…E disso somos testemunhas”, nesta “terra de santa cruz!”
■ Presença e resistência proféticas a um mundo globalizado e excludente ■ Testemunhas de uma esperança escandalosa ■ Pedras e horizontes para uma mística missionária
■ Ecologia e vida consagrada: Por um testemunho ético-profético ■ Novas gerações e vida religiosa ■ A mulher escondida na freira. A percepção da identidade
■ O testemunho no mundo plural ■ Poder da fé – Poder das armas. A experiência de Isaías, de Jesus e dos cristãos ■ Linguagem,
■ Testemunhar o evangelho com o povo rural ■ Além de Mumbai, Índia, o fórum traz a esperança ■ Crer depois do 11 de Setembro
■ Os interrogantes da Vida Religiosa no século XXI ■ Uma espiritualidade para a vida ativa ■ Missão de pároco: Experiência limitada mais intensa ■
■ Campanha da fraternidade – Água: Fonte de vida ■ Jesus é a nossa paz ■ Os grandes desafios da educação para o religioso/a hoje
■ Pressupostos teológicos para “contemplar” a vida de Jesus ■ Os messianismos na bíblia ■ Recordar é viver. O sexênio 1995-2001 na trajetória de 50
■ A identidade da vida consagrada e o contexto atual ■ De Medellín até nossos dias, uma espiritualidade em evolução na vida religiosa consagrada ■
■ As águas batismais e a vocação do cristão leigo ■ Fome no mundo ■ CRB: Jubileu de ouro – 1954- 2004- Elementos para a
■ Espiritualidade – Um caminho para a integração ■ Espiritualidade e diálogo – Uma reflexão sobre o princípio dialogal de Martin Buber ■ Fica conosco,
■ CRB, 50 anos a caminho – Testemunho, profecia e esperança ■ Novas vocações, para quê? Para novas vocações, vida religiosa refundada ■ O batismo
■ Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ■ A velhice e a espera do reino de Deus ■ Maria e a vida religiosa na perspectiva
■ Análise institucional e vida religiosa ■ Obediência responsável ou responsabilidade obediente? ■ Concentração de poder da sociedade e vida religiosa ■ A vocação na
■ O batismo, fonte de todas as vocações ■ Espiritualidade das águas na bíblia ■ “Opção” pelos pobres – realidade central da vida religiosa ■
■ Poema sobre a velhice ■ A transparência na formação ■ Área de livre comércio das Américas. Um desafio à soberania dos países latinos-americanos ■
■ A nova conjuntura política e a vida religiosa ■ Novas gerações: juventude e vida religiosa ■ Ética evangelização em páscoa!
■ Ética e vida religiosa. Alguns realces em tempo de crise ■ Votos religiosos na Igreja do Novo Milênio ■ Formação religiosa, um ato educativo.
■ A campanha “Jubileu 2000” e “Jubileu Sul” no Brasil ■ “Há uma esperança para o teu futuro” (Jr 31,17) ■ O impacto da cultura
■ A CNBB e a eclesiologia ao longo de cinquenta anos (1952-2002) ■ Missão do superior e da superiora na comunidade ■ A graça do
■ Construir a esperança: Valores e desafios de uma sociedade indígena – o povo Myky ■ Cidadania e vida religiosa ■ A vida religiosa e
■ Espiritualidade e cidadania na perspectiva da VR ■ Nas baixadas de Belém ■ Refundação já! ■ A propósito dos maus exemplos ■ A importância
■ Promover a Justiça e a Paz tarefa primordial para a vida religiosa ■ O Bispo, Servidor do Evangelho, para a Esperança do Mundo ■
■ “Em tudo amar e servir”: Um caminho de espiritualidade para hoje ■ Maria segundo os evangelhos apócrifos ■ Memória: Páscoa e resistência indígena ■
■ O serviço profético à vida ■ II Fórum social mundial (FSM) ■ Refundação: Tarefa eclesial ■ Os votos religiosos e seus fundamentos bíblicos ■
■ “Por uma terra sem males” ■ Justiça, paz e vida consagrada ■ Violência e ação pastoral ■ Como discernir a vida religiosa: Uma questão
■ O “Homo Politicus” hoje ■ O que está em jogo ■ Religiosos e leigos: Trabalho em redes e parcerias em vista da solidariedade ■
■ Ética e gênero: O paradigma do cuidado ■ Mística da solidariedade na vida religiosa ■ Cidadãos de fé ■ O dinamismo da missão e
■ Medellín e os sinais dos tempos ■ A coragem do futuro ■ Seguimento de Jesus: Caminho para a fraternidade e a comunhão trinitária ■
■ Dar testemunho do evangelho da graça de Deus ■ “Com adultos, catequese adulta” ■ Ética para o passado e para o futuro da vida
■ XIX Assembléia Geral Ordinária da CRB ■ A eucaristia e a missão ■ Biotecnologia: Enfim o admirável mundo novo? ■ A vida para todos
■ O desafio de ser igreja hoje. Provocações a vida religiosa ■ A arte de formar-se no limiar do novo milênio ■ A dimensão profético-política
■ Refundação à luz das sete cartas do Apocalipse ■ Liderança dinâmica ■ Vida religiosa na América Latina e no Caribe ■ Eucaristia no evangelho
■ A igreja, os pobres e o sistema de globalização neoliberal ■ Questões éticas da vida religiosa atual ■ O discipulado cristão e a formação
■ Fidelidade criativa ■ Desafios atuais para a espiritualidade da libertação ■ Comunidade mista, multidimensional e itinerante?! ■ Fórum social e mundial I e II
■ Campanha da fraternidade – 2001 ■ Solidariedade e a condição humana ■ A propósito do terremoto de El Salvador ■ Anunciação do Senhor
■ A vida religiosa provocada ■ Revisitando os três ciclos da história da vida consagrada ■ Um oceano entre dois mundos ■ Reflexões também para
■ Natal no ano jubilar ■ Denúncia da dívida e anúncio profético do Jubileu ■ O desejo de Jesus: A comunhão ■ Os pobres, Pe.
■ Crise ecológica e fé na criação ■ Cristo, Senhor do sábado ■ O encontro homem-mulher ■ O palhaço de Kierkegaard
■ Como hóspedes na tenta de Abraão ■ A cidade e a evangelização ■ Teresa de Jesus e a experiência de amizade ■ Trinta anos
■ Jesus formador ■ A boa nova de Deus: Seu filho Jesus Cristo ■ Dignidade humana e sociedade neoliberal ■ Hildegarda e Bingen
■ Brasil – 500 anos: Diálogo e esperança ■ Brasil – 500 anos: Início de uma nova caminhada? ■ Educação evangelizadora em um mundo globalizado ■
■ Um tempo de dolorosa gestação ■ Amor impossível? ■ Mística do cotidiano ■ Um peregrino no caminho da paz
■ Índole própria do quarto evangelho ■ Mistério de Deus e dignidade da mulher ■ Vida religiosa e formação inculturada: Entre Atabaques e Guasás ■
■ Quinhentos anos de Brasil ■ Quando uma comunidade acredita no poder do amor ■ Libertação, cultura e atividades apostólicas ■ O pão que nos
■ Dignidade da pessoa humana e a CF-2000 ■ Ano de graça: Restabelecer o direito e a justiça (Is 61,1-3) ■ A trindade no Oriente
■ Mistério da encarnação: O grande Jubileu ■ A vida religiosa, profecia para o terceiro milênio? ■ Buscar e encontrar Deus em todas as coisas:
■ Reflexões no fim de um milênio ■ Deus, meu “Pai”? ■ “Eu e meu Pai somos um” (Jo 10,30). Os fundamentos de uma espiritualidade
■ Entre o desafio do diálogo e a vocação do anúncio ■ O leigo na igreja ■ Os jovens, vinho novo e odres novos ■
■ Espiritualidade cristã: Um caminho de encontro com Deus Pai ■ Igreja peregrina ■ “A igreja na América”: Comunhão e missão ■ O tempo dos
■ A igreja católica na América Latina na aurora do terceiro milênio ■ Presença solidária um sinal de “refundação” ■ O serviço da autoridade em
■ Vinte anos de Puebla ■O grande jubileu e a reconciliação ■ Inclusão, solidariedade e cultura no contexto da escola ■ Repensando a hospitalidade ■
■ O meu Pai é vosso Pai ■ A experiência da paternidade de Deus na ótica da mulher ■ Reconciliação articulada ■ Vida comunitária personalizada
■ Maria em Caná: Aliança, prazer e ternura ■ Deus-Pai e os excluídos ■ Direito ao trabalho ■ Presença solidária e formação inicial ■ Quarto
■ O evangelho da vontade do Pai ■ Reconciliação na prática ■ Ecclesia in America ■ Refundação da vida religiosa ■ Novas formas de vida
■ Exigências éticas da reconciliação cristã ■ O judaísmo do tempo de Jesus ■ A experiência de Deus pai ■ Tendências da vida religiosa no
■ Sem emprego… Por quê? ■ Solidariedade com os pobres ■ A formação em debate: I. “Considerações indignadas” sobre a formação II. Comentários às “considerações indignadas”
■ Gestos que falam do espírito ■ O Espírito Santo, razão de vida e de esperança para todos! ■ Desafios de uma igreja participativa ■
■ Formação da vida religiosa de Jesus (formação inicial, na inserção) ■ Votos religiosos ■ A cristologia como antropologia ■ Espírito e feminidade ■ A
■ Educação cristã numa sociedade neoliberal ■ Os desafios que a atual situação nacional e eclesial apresentam para o nosso apostolado ■ À espera da
■ Missionariedade e solidariedade entre as igrejas no brasil ■ De Medellín do ao 2.000: Itinerário da vida religiosa na América Latina ■ Inculturação da
■ Medellín, trinta anos depois ■ Ética da solidariedade: interpelações à vida religiosa ■ O reino de Deus como proposta de humanização ■ Contemplação no
■ O Espírito Santo e a igreja ■ O Espírito Santo: A liberdade da vida divina na igreja e no mundo ■ Presença solidária da vida
■ O Espírito Santo nas religiões não cristãs ■ O sínodo da América ■ Educação à esperança ■ A intuição juvenil da vida consagrada ■
■ Medellín, trinta anos depois ■ A consciência ética e o Espírito Santo ■ O espírito do Senhor está sobre mim ■ Educação para a
■ A vida religiosa no mundo neoliberal ■ Libertação social: requisitos e exigências ■ A “revolução silenciosa” e a dança das cadeiras das elites brasileiras
■ Educação e fraternidade: A CF-98 ■ A liberdade como eixo da vida cristã e da vida religiosa ■ Igreja e negritude ■ Cristologia em
■ Convite para um novo encontro com Cristo ■ O sínodo da América: Oportunidade histórica para as igrejas do continente ■ As parábolas: A humanização
■ A vida religiosa brasileira rumo ao terceiro milênio à luz da vida e da missão de Jesus segundo o evangelho de São Marcos ■
■ Evangelização e família neste final de milênio ■ A fecundidade da solidão ou que proveito tem o homem em ganhar o mundo inteiro se
■ O itinerário dos discípulos e das discípulas de Jesus, segundo o evangelho de Marcos ■ Uma espiritualidade de misericórdia ■ Comunidades eclesiais de base
■ O mistério da encarnação e a opção pelos pobres ■ Mística e espiritualidade afro ■ Espiritualidade e os novos paradigmas ■ O anúncio oculto:
■ A vida religiosa na América Latina e no Caribe ante a mudança de época: Ser sinal na tensão entre modernização e exclusão ■ A
■ Sínodo dos bispos: Assembléia especial para a América ■ Sínodo para a América: Propostas para o debate ■ A centralidade de Jesus Cristo ■
■ A fraternidade e os encarcerados ■ Presos e religiosos ■ Ser cristão no meio de conflitos ■ Algumas reflexões sobre a vida consagrada confronto
■ Jesus na encruzilhada ■ Comunhão, sinal de fraternidade, sinal de comunhão ■ Os institutos religiosos de irmãos à luz de vita consecrata ■ O
■ Os primeiros jesuítas: mística, companheirismo e missão ■ O drama da fome como um apelo à vida religiosa ■ Testemunho de D. Antônio Fragoso
■ Eucaristia e vida consagrada ■ A dimensão social da evangelização. O desenvolvimento é a maior questão social hoje ■ Autoridade e mediação: Um serviço
■ Laudatio in honorem DD. Luciano ■ O que o espírito diz a vida consagrada… ■ A vida religiosa e a política ■ Crise de
■ Ás voltas com o poder ■ A liderança das mulheres em uma nova maneira de ser igreja ■ Vida religiosa e igreja na América
■ Em busca de auto-compreensão da consagração religiosa ■ No princípio da responsabilidade está o futuro da delicadeza humana ■ O comportamento humano dentro do
■ Evangelização em um mundo pluralista ■ Caridade evangélica e solidariedade mundial ■ Espiritualidade – novas gerações, identidade e subjetividade ■ “O diálogo inter-religioso como
■ “A eucaristia, sacrifício reparador da humanidade” ■ Sociedade do conhecimento: Prioridades educacionais ■ Autoridade, poder e autonomia – Vícios e virtude ■ Paz –
■ Deficientes físicos na bíblia ■ Por uma igreja conciliar pluralista. O Vaticano II, o diálogo inter-religioso e a vida consagrada ■ Doutrina social da
■ Voltar as origens. Voltar ao essencial da Boa Nova que Jesus nos trouxe ■ Vida consagrada enraizada em Cristo Jesus. Testemunho, profecia e esperança
■ O que o concilio vaticano 11 tem a dizer hoje à vida religiosa? Desafios sócio-pastorais ■ Pura e perene fonte da vida espiritual” –
■ A Vida Religiosa e a nova globalização ■ O terrível privilégio da atividade intelectual ■ Irmão Roger Schutz: espiritualidade ecumênica ■ A complexa relação
■ Como celebrar a Eucaristia na América Latina ■ Provocações para se pensar uma Teologia do Corpo ■ A Teologia na Tenda com Jó ■
A Conferência dos Religiosos do Brasil foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1954, no Rio de Janeiro/RJ, durante o Congresso Nacional dos Religiosos.
A CRB Nacional é uma organização religiosa de pleno direito canônico , tendo seu estatuto aprovado pela Sagrada Congregação dos Religiosos, através do Decreto nº 01561/55.
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