5ª Semana Social Brasileira divulga vídeos com depoimentos

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

Com a participação das diversas comunidades de todo o país, realizou-se nos dias 2 a 5 de setembro, em Brasília (DF), a Assembleia da 5ª Semana Social Brasileira (SSB). O evento reuniu cerca de 250 pessoas, delegados dos Regionais da CNBB, das pastorais e movimentos sociais. Após o debate do tema “Estado para quê e para quem?”, os participantes reafirmaram, em Carta compromisso, o desejo de refundação do Estado brasileiro.

Alguns depoimentos mostram o teor das discussões sobre a temática. Padre Nelito Dornelas faz balanço da 5ª SSB.

Comunidade Quilombola Rio dos Macacos

A 5ª Semana Social Brasileira prometeu apoio à luta e resistência da comunidade quilombola Rio dos Macacos, localizada na cidade de Simões Filho, na Bahia. Os moradores e moradoras da região sofrem constante violência do Estado através da Marinha, vivendo em situações constantes de apreensão. Seus direitos à educação e saúde de qualidade são negados. “Nós pedimos a ajuda da sociedade, sofremos violências, somos vigiados, querem acabar com nossa história, com a nossa existência”, desabafa Rosemeire, quilombola e moradora no Quilombo Rio dos Macacos, presente na 5ª SSB.

Comunidades pesqueiras

Representantes do Movimento de Pescadoras e Pescadoras Artesanais (MPP), com o objetivo de garantir a permanência das comunidades pesqueiras em suas terras, coletam a assinatura de 1% do eleitorado brasileiro para dar entrada no Congresso Nacional em um Projeto de Lei de Iniciativa Popular. Este, se aprovado, permitirá a regularização desses territórios, sendo uma das principais iniciativas da Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras, lançada em Brasília, no ano passado. A perspectiva do MPP é que até 2015 o Projeto de Lei que garante o direito ao território das comunidades tradicionais pesqueiras seja encaminhado ao Congresso Nacional.

Elionice Scramento, do Movimento Pescadoras e Pescadoras “Rio Brasil”, na Bahia expõe a situação das comunidades naquela região.

A pernambucana Eunilde Lima, pescadora de uma comunidade tradicional de pesca artesanal fala da Campanha Nacional pela Regularização dos Territórios Pesqueiros.

Vídeos produzidos por Rosinha Martins, CRB Nacional.

Publicações recentes

plugins premium WordPress