Com o tema “Vida Consagrada: Uma Esperança que Transforma”, a XXIII Assembleia Plenária da União Internacional das Superioras Gerais (UISG) foi realizada de 5 a 9 de maio de 2025, no Hotel Ergife Palace, em Roma. O encontro reuniu mais de 900 religiosas de todos os continentes e contou com a participação de cerca de 40 superioras gerais brasileiras, representantes de diversas congregações e institutos.
Inspirada pelo espírito do encontro de 2022, esta edição da Assembleia foi um marco no caminho da inclusão, escuta e colaboração entre as religiosas do mundo inteiro. O evento buscou ir além da simples escuta para, de fato, amplificar todas as vozes — especialmente aquelas que historicamente foram silenciadas ou marginalizadas dentro da vida consagrada.
A proposta da Assembleia foi criar um espaço sagrado de diálogo, onde a diversidade de perspectivas fosse não apenas acolhida, mas valorizada como parte essencial da missão comum. Para isso, foi utilizada a metodologia da “Conversa do Espírito”, uma prática que favorece a escuta profunda, o diálogo de coração aberto e a construção de consensos a partir da presença do Espírito Santo no discernimento coletivo.
Ao longo dos cinco dias, o encontro fortaleceu a sinodalidade, renovou a esperança e impulsionou uma ação conjunta e transformadora. Mais do que uma reunião, a Assembleia UISG 2025 se consolidou como um verdadeiro chamado à comunhão e à ação profética no mundo atual.