Em Lima, Peru, aconteceu, de 04 a 06 de abril, o III Seminário das Famílias Carismáticas promovido pela Comissão de Famílias Carismáticas da CLAR – Confederação Latino-Americana de Religiosos, com o tema: Um olhar para o futuro, como Igreja Sinodal, e o lema: “Caminhando para o encontro dos carismas – Uma nova relação!”, inspirado na passagem bíblica de I Coríntios 12,13.
O III Seminário contou com a participação de mais de 60 representantes de vários países da América Latina e do Caribe: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. Do Brasil estiveram presentes: César Kuzma – Teólogo e assessor; Célia Soares da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB; Éder Guimarães da Família Marista; Ir. Kerlucia da Silva-RRAC e Marlise Ritter – Leiga da Divina Providência e integrante do Grupo da Família dos Carismas da CRB Nacional.
Com a metodologia baseada na abordagem latino-america do Ver, Julgar e Agir, complementada com o método da “Conversação no Espirito”, realizou-se uma caminhada organizada, processual e reflexiva. Contemplou o discernimento e projeção de uma Vida Religiosa a partir da diversidade dos Carismas, no compromisso com o fortalecimento de uma Igreja sinodal mais comunitária, fraterna e missionária e ainda um olhar para promover estruturas eclesiais mais inclusivas e participativas numa Igreja sinodal em saída bem como sobre o papel dos cristãos leigos/as na vida e na missão da Igreja.
Proporcionou igualmente um olhar sobre o envolvimento de Congregações e Ordens Religiosas em processos participativos com leigos/as além da maior integração dos leigos/as nas Famílias Carismáticas com destaque a importância da formação na transformação das estruturas eclesiais para uma Igreja sinodal rica em carismas.
Ao longo do encontro, os participantes vivenciaram momentos de escuta, oração, celebração, painéis temáticos e trabalhos em grupo. A assessoria foi conduzida pelo teólogo leigo César Kuzma, do Brasil, e pelo Irmão Antônio Botana, fsc, da Espanha. Os conteúdos foram aprofundados por meio da dinâmica da Escuta no Espírito e da partilha de testemunhos de três Famílias Carismáticas: a Família SAFA (Sagrada Família), que abordou o tema da vocação; a Família Marista, que falou sobre a formação; e as Irmãs da Divina Providência, que compartilharam a experiência do Projeto de Família Carismática com leigos e leigas.
Ao concluir o III Seminário os participantes assumiram compromissos: Construir processos formativos partilhados que integrem leigos/as e religiosas/as a partir da riqueza do carisma comum; Caminhar em comunhão, sabendo que somente juntos – na corresponsabilidade, na escuta e no discernimento – poderemos responder aos desafios de hoje; Ser comunidades inclusivas e participativas, onde cada pessoa encontre um lugar e uma missão em resposta à sua vocação; Propor e desenhar estruturas a partir da fidelidade criativa, para que o carisma continue a falar ao coração do mundo de hoje.
Para Marlise Ritter, a participação foi uma experiência transformadora. “Participar do III Seminário das Famílias Carismáticas abriu horizontes e fez experienciar a unidade na diversidade. A sinodalidade é um caminho sem volta. É preciso seguir em frente, com fé, superando obstáculos e assumindo novos desafios. É mergulhar no carisma com comunhão, participação e missão, sendo sal da terra e luz do mundo. Sou grata à minha família pelo apoio, às Irmãs da Divina Providência pela partilha do carisma e à CRB Nacional, que possibilitou minha participação neste encontro.”
Texto e fotos: Marlise Ritter
Edição: Comunicação CRB Nacional