Última live “Igreja no Brasil Painel” do ano vai refletir sobre o pós 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Igreja na América Latina e Caribe acabou de viver o ápice do processo da sua 1ª Assembleia Eclesial com a realização, de 21 a 28 de novembro, com a etapa semi-presencial, que reuniu presencialmente cerca de 100 convidados do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) na Cidade do México e outros 1.000 participantes de forma on-line da parte do sul continente Americano.  Com um processo em si já realizado de forma sinodal, agora os participantes da Assembleia Eclesial têm o desafio de fazer repercutir os compromissos assumidos em todos os países da  América Latina e Caribe.

A última “Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel”, na próxima quinta-feira, 2 de dezembro, das 17h às 18h, vai dedicar-se ]à tarefa de ajudar na compreensão do processo vivido, das principais reflexões durante a realização da Assembleia Eclesial bem como quais os desdobramentos e compromissos que precisam ser assumidos em cada Igreja dos países do sul do continente americano. Esta live será transmitida pelas redes sociais da CNBB, da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB) e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

São convidadas desta edição a presidente da CRB, irmã Maria Inês, e a presidente do CNLB, Sônia Gomes de Oliveira. Ambas participaram ativamente do processo da Assembleia Eclesial. Teremos, desta forma, a perspectiva de pessoas que participaram remotamente e presencialmente na Cidade do México. O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Joaquim Giovani Mol, é o mediador desta conversa.

Lives CNBB Igreja no Brasil Painel

A proposta das Lives CNBB Igreja no Brasil painel começaram em 2020 como um desafio de discutir o tema “A Igreja no Brasil no enfrentamento ao novo coronavírus”. A primeira rodada privilegiou o debate com arcebispos e bispos brasileiros das regiões e estados mais afetados pela pandemia da Covid-19 levantando com os prelados os desafios e clamores locais.

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado foi o mediador da primeira rodada cujo última edição aconteceu dia  4 de junho, tendo como convidado o arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani Tempesta. A conversa girou em torno dos avanços do novo coronavírus no Estado do Rio de Janeiro.

Em 1º de outubro de 2020, foi lançada uma segunda rodada das Lives CNBB Igreja no Brasil Painel com o desafio de compartilhar e aprofundar assuntos importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. Esta segunda rodada, segundo o bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol, que foi o mediador dos debates, pretendeu conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.

Desde então, foram realizadas uma edição a cada mês, sempre na primeira quinta-feira e no mesmo horário, das 17h às 18h. Temas como a Igreja no Brasil, a ecologia integral, o cuidado com a casa comum, a Economia de Francisco, Fratelli Tutti, Dia Mundial das Comunicações, Cuidado com os Idosos, o luto e a dor à luz da Fé, a questão racial na Igreja e no Brasil, Igreja Sinodal a Caminho, Juventudes, a questão urbana e temas da realidade brasileira como “Para ser cristão, fuzil ou feijão?” estimularam debates e reflexões.

A metodologia, segundo o mediador, sempre buscou aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que diz os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco e levantar pistas de ação, com a presença de convidados especialistas nos temas e de pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Também foram apresentadas experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.

Fonte: CNBB

Publicações recentes