A missão tem como elemento forte a opção preferencial pelos pobres. O grande desafio da missão é revigorar essa opção pelos pobres, vulneráveis e excluídos, com um estilo de vida simples, assumindo a defesa da vida onde ela está mais ameaçada, em compromisso com os movimentos sociais, o processo democrático, a justiça social, as fronteiras existenciais, o diálogo intercultural e inter-religioso, e a ecologia integral.
A “espiritualidade missionária é a comunhão íntima com Cristo: não é possível compreender e viver a missão senão referindo-se a Cristo, como aquele que foi enviado para evangelizar” (RM 88). Toda a ação missionária deve estar alicerçada na fé, orientada pela esperança e consumada na caridade ao estilo de Jesus.
Nos dias 8 a 10 de julho de 2024, Ir. Valmí Bohn, assessora do Setor de Missão, realizou uma formação com os formandos Franciscanos Capuchinhos na comunidade da Vila Fátima, em Hidrolândia, desenvolvendo e aprofundando o tema: Mística, Espiritualidade Missionária e Ecologia Integral. O encontro foi de formação, integração, oração e convivência.