Na manhã desta quinta-feira, 29 de maio, a CRB Nacional, por meio do Setor de Comunicação, realizou uma Reunião Formativa com os coordenadores de comunicação e marketing das Congregações Religiosas. A atividade integrou a programação da Semana da Comunicação, em preparação ao 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo domingo, 1º de junho.
Com a participação de mais de 200 pessoas conectadas, a formação foi conduzida pela Irmã Nina Krapić, a convite da Irmã Neusa Santos, assessora do Setor de Comunicação da CRB Nacional. Ir. Nina atua no Dicastério para a Comunicação, no Departamento Teológico-Pastoral, e é doutoranda em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
A assessoria também contou com a colaboração da Irmã Zélia Cordeiro, que realizou a tradução simultânea das falas da Irmã Nina, apresentadas em inglês.
Ir. Nina apresentou o tema “Narrativas e Linguagens sobre a Vida Consagrada”, ressaltando o papel da linguagem na construção da realidade. “A linguagem não apenas descreve, ela molda a realidade, influenciando percepções, atitudes e comportamentos”, afirmou.
Durante a exposição, foram apresentados exemplos de campanhas e influenciadores católicos para mostrar como tendências da comunicação — como personalização, celebrificação e autenticidade — também atuam no discurso religioso. Ir. Nina falou ainda sobre os “católicos celebridades”, o uso das redes sociais na formação de imagem institucional e a necessidade de recuperar a identidade da Vida Religiosa diante das linguagens da cultura pop.