Reunião entre representantes da Articulação Brasileira

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Aconteceu essa semana, em Brasília, uma reunião entre representantes da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara e a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Eliane Cordeiro.

Foi conversado sobre a Economia de Francisco e Clara e os caminhos comuns a serem partilhados em 2023. O momento foi de esperança(r) na construção de uma nova economia, que esteja a serviço da vida e se fortaleça. A Articulação pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC) teve seu início a partir do chamado do Papa Francisco, feito em maio de 2019.

A convocação foi para jovens economistas, trabalhadores, pesquisadores, engajados em movimentos populares, transformadores sociais do mundo todo para um “compromisso no espírito de São Francisco, a fim de tornar a economia mais justa, sustentável e inclusiva”.

A ABEFC é composta por pessoas que se dedicam em pensar e agir de forma comunitária em prol de uma nova economia, que rompe com a lógica de exploração, do descarte e da ação predatória. Que construa uma cultura onde o cuidado com a vida, com a casa comum, com a ecologia integral para a transformação social, para a justiça e a solidariedade. Aspectos indissociáveis do fazer econômico a serviço da vida.

Os jovens, os sêniores e os movimentos das pastorais: populares e sociais, somados formam a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara. Com as principais iniciativas voltadas para cuidar e defender os direitos das pessoas, especialmente as mais vulnerabilizadas e empobrecidas, e da natureza como um todo, fortalecendo a agroecologia e a agricultura familiar; lutando pelo combate à fome e pela segurança alimentar e nutricional, pela educação universal e pela economia solidária, a partir do clamor dos povos e da terra, organizados a partir das periferias brasileiras sociais e territoriais.

“Viva a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara! Viva a fé encarnada no compromisso com os pobres. A fé em Deus, no povo e na mudança! Viva a Conferência dos Religiosos do Brasil”, disse Ir. Eliane Cordeiro.

Publicações recentes