REUNIÃO DA COMISSÃO DAS NOVAS GERAÇÕES – CLAR

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

 

Bogotá – Colômbia, 7 a 9 de setembro de 2019

A Comissão das Novas Gerações da CLAR, reuniu-se na Casa Provincial das Hermanas Carmelitas Teresas de San José no período de 7 a 9 de setembro de 2019. Estavam presentes: Ir. María Inés Castellaro,vn assessora da CLAR; Ir. Gleide Costa, cns/csa – região Cone Sul; Ir. Arnold David Aquino Frasqueri, ofm – região Cone Sul; Ir. Haydi Gabriela Sayago, hfscj – Região Andina/Amazônica; Ir. David Reyes Sánchez, fsc – Região Caribe; Ir. Rosa Idelma Palacios Torrez,hfa – Região América Central. As/os assessoras/es da ClAR e também a presidente, ir. Liliana, marcaram presença e deram total aos trabalhos da comissão.

A pauta de trabalho da Comissão era composta pelos seguintes temas: partilha pessoal e sobre a caminhada de cada Região; elaborar o perfil/ identidade das Novas Gerações e sua logomarca; elaborar o cronograma para o IV Congresso das NG; Elaborar subsídios para acompanhar os pré e pós congressos; verificar a disponibilidade de elaborar artigos para a revista da CLAR; viabilizar um plano de comunicações; outros.

Os dias de trabalho foram intensos, a equipe se colocou com afinco na reflexão e produção de materiais. Foi possível elaborar e sistematizar toda a organização das Novas Gerações no nas várias Regiões: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua e Panamá), Caribe (Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Cuba), Andina Amazônica (Venezuela, Peru, Equador, Colômbia e Bolívia)  e Cone Sul (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai). Como NG’s da CLAR, considera-se necessário definir sua identidade. Somente, reconhecendo quem se é, com tudo o que isso implica no nível histórico, sociocultural, eclesial e da Vida Consagrada, é possível estabelecer um processo de trabalho conjunto que permita as NG’s dar uma contribuição significativa às realidades em que estão inseridas.

A equipe elaborou os materiais de preparação para o IV Congresso Latino Americano e Caribenho das Novas Gerações da CLAR, que acontecerá na Cidade do México no período de 12 a 14 de fevereiro de 2021. Este Congresso terá: como tema – “Novas Gerações assumindo a ética do encontro e do cuidado”, e  como lema – “Novas Gerações, já é a hora!”; como objetivo geral – “Intuir a vontade de Deus para as Novas Gerações da América Latina e do Caribe, através da reflexão e do compartilhamento fraterno/sororal, para assumir a ética do cuidado e do encontro”.

Participar destes dias de reunião foi uma oportunidade onde pude alargar meus horizontes na partilha e compreensão de uma visão mais ampla do Projeto das Novas Gerações à nível de América Latina e Caribe; poder contribuir, aprender e tecer laços com os/as companheiras de caminhada cada qual imerso em realidades diferentes e desafiadoras, porém com sonhos, desejos, perspectivas, desafios, apelos…muito semelhantes. Que nossa Senhora da Estrada continue iluminando e nos fortalecendo na longa caminhada com ânimo e alegria, saiamos depressa ao encontro da vida. Ya es la hora!

Minha gratidão à Deus e a CRB Nacional (Setor juventudes) pela oportunidade e à toda equipe da CLAR pela acolhida.

Ir. Gleide Costa

Congregação de Nossa Senhora Cônegas de Santo Agostinho (CNS-CSA)

Publicações recentes