Regionais da CRB aprofundam espiritualidade missionária

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|05/08.2015| A CRB Nacional- Conferência dos Religiosos do Brasil vem promovendo através do setor Missão em parceria com o Centro Cultural Missionário, os encontros de formação sobre espiritualidade missionária que acontecem nas regionais da CRB.

Os últimos três encontros aconteceram em Campo Grande, Salvador e Manaus. Destes momentos participaram a assessora executiva da CRB  para a missão, Irmã Maria de Fátima Kapp,msspsp, e os assessores, missionários xaverianos, para Joachim Andrade e Estevão Raschietti.

Na Regional de Campo Grande – MS, o assessor, padre Joachim Andrade situou os religiosos em suas diversas realidades missionárias a partir de uma perspectiva Bíblica. “Lembrou-nos que no Antigo Testamento somos missionários de espera, da tenda, sem visão de futuro e que a partir do NT, somos missionários de saída. Não cabe mais para a Igreja, o ficar parada. Precisamos estar olhando para frente”, contou a religiosa Alzenir Maria Severino Barbosa. Andrade discorreu, ainda, sobre a  experiência de Deus que o missionário/a faz de acordo com a geografia de cada região do mundo, situando cada participante nas fronteiras pessoais das experiências de Deus que cada um tem e traz para a vida missionária. O assessor deixou claro que  para ir à missão é preciso deixar o querer pessoal e levar o carisma da Congregação.

“Exatamente por entendermos a espiritualidade como prática da vida no Espírito, vivida na radicalidade do mandamento do amor (cf. Gl 5,14) segundo as diversas circunstâncias, podemos concluir que espiritualidade é também uma maneira específica e concreta de compreender e de viver o Evangelho” (cf. DAp 200), relatou o assessor padre Estevão Raschietti no encontro realizado nas Regionais de Salvador e Manaus.

Padre Estevão tratou do tema espiritualidade e Missão, discorrendo-os através de subtemas a saber: espiritualidade e missão; Deus quer entrar em relação; espiritualidade e alteridade; o espírito protagonista da missão; a Igreja missionária nasce da ação do Espírito Santo; testemunhas da missão de Deus; a ação transformadora do Espírito; percrutar os caminhos e deixarmos conduzir; a espiritualidade missionária nasce da vivência.

Publicações recentes