Presidente da CRB convida a Vida Consagrada a abraçar o processo de prepação para a 24ª AGE

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

CRB NACIONAL

CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL

Queridos/as Superiores/as Maiores e Instituições Membros da CRB Nacional

Querida Vida Religiosa Consagrada do Brasil

“Eis que vou realizar um obra nova, a qual já começa: Não a vedes?” (Is 43,19)

Irmãs e Irmãos,

Com essa frase do Profeta Isaías, a Conferência dos Religiosos do Brasil nos convida a ampliar o nosso olhar, perceber os “sinais de Deus” na Vida Religiosa Consagrada, em nossos Institutos e Sociedades de Vida Apostólica e acolher o futuro com grande esperança.

Estamos iniciando a preparação da XXIV Assembleia Geral Eletiva – AGE, marcando o nosso calendário com um evento de grande significado para a Vida Religiosa Consagrada do Brasil.

A Assembleia Geral Eletiva se organiza e realiza a partir de dois focos distintos mas integrados: por um lado, define prioridades para a vida da Conferência, e por outro, elege pessoas para coordenar sua concretização por um triênio.

Estamos vivendo o Lema que brotou do aprofundamento do Seminário Nacional em 2012 e confirmado na XXIII AGE, julho de 2013: “Permanece conosco!” (Lc 24,29). Essa realidade vem marcando nossas atividades no triênio quando elegemos como primeira prioridade aprofundar o núcleo identitário da Vida Religiosa Consagrada Apostólica e a necessidade de rever e repensar paradigmas. Todos os nossos esforços tem caminhado nessa perspectiva:

· Aprofundar a identidade e a mística da VRC, em atitude profética num processo mistagógico;

· Fortalecer a missão e a profecia da VRC;

· Cuidar das Novas Gerações da VRC, fortalecendo a formação nas diversas etapas;

· Estimular a intercongregacionalidade.

Na certeza da presença do Ressuscitado que caminha conosco, avançamos rumo a XXIV AGE e num mundo em acelerada transformação, buscamos “falar abertamente de todos os problemas que angustiam”. A Vida Religiosa Consagrada e nossa Equipe da CRB “somos movidos/as por um olhar de fé cristã que olha mais longe: no coração da VRC está a Páscoa, a metamorfose da ressurreição que não dá frutos sem que a semente morra, não bate asas sem primeiro pacientar na estreiteza do casulo”(Cf. Frei L.C. Susin, VRC em processo de transformação – Paulinas 2015, pág. 11).

XXIV ASSEMBLEIA GERAL ELETIVA

Local: Colégio Madre Carmem Sales – Brasília

Data: 11 a 15 de julho de 2016 (Início às 14:00h e término às 12:00h)

Tema: “Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação”

Lema: “Vejam que estou fazendo uma coisa nova” (Is 43,19).

O subsídio que norteará a preparação da Assembleia é o Livro recentemente lançado pelas Paulinas e CRB, “Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação”, que consiste numa série de artigos para estudo e aprofundamento nas Comunidades.

Nosso desejo é motivar, despertar e envolver toda a Vida Consagrada no processo de preparação da XXIV AGE. Para chegar a todas as Sedes Gerais e Provinciais e a cada pequenina Comunidade espalhada por esse imenso Brasil, serão elaborados 10 Boletins, contendo breve enunciado de textos escolhidos do subsídio oferecido, questões para serem estudadas nas equipes gerais, provinciais e comunidades e outras comunicações importantes.

No decorrer desse precioso tempo até a Assembleia Nacional, teremos muitas oportunidades de comunicação e aprofundamento.

Iniciemos com gratidão e abracemos com alegria, fé e esperança esta caminhada de preparação da ASSEMBLEIA GERAL ELETIVA. Neste primeiro número do Boletim de preparação você encontra um TEXTO ORANTE, para iniciarmos neste Advento, período tão precioso de conversão na “Vinda do Senhor” que “renova todas as coisas”.

Os Boletins serão disponibilizados no site da CRB Nacional – www.crbnacional.org.br / 24ª assembleia geral eletiva

Irmã Maria Inês V. Ribeiro

Presidente da CRB Nacional

Assista o video:

Publicações recentes