Pregação de Quaresma: como Maria, somos chamados a uma conversão permanente

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Primeira Pregação da Quaresma, com padre Ivan Rupnik.

Acompanhe, direto da Sala Clementina, a primeira Pregação da Quaresma, a cargo do padre Ivan Rupnik. As pregações terão lugar nos dias 6, 20, 27 de março e 3 de abril (Transmissão SEM dublagem em português). Padre Marko Ivan Rupnik (Salloga de Idria, 28 de novembro de 1954) é um artista esloveno, teólogo e presbítero, pertencente à Companhia de Jesus. Junto ao Atelier de Arte Espiritual Aletti, do qual é diretor, criou obras famosas em todo o mundo, como os mosaicos da Capela "Redemptoris Mater" no Vaticano, os das Basílicas de Fátima e San Giovanni Rotondo, as fachadas do Santuário de Lourdes, da Catedral de Santa Maria Reale da Almudena, em Madri, da Igreja Ortodoxa da Transfiguração em Cluj, do Santuário de São João Paulo II em Cracóvia, do Santuário de São João Paulo II em Washington e do Santuário de Nossa Senhora Ta 'Pinu em Gozo.

Publicado por Vatican News em Quinta-feira, 5 de março de 2020

Foi realizada no Vaticano, pelo padre Rupnik, a primeira pregação da Quaresma para o Papa e para a Cúria, centralizada no tema: “Junto da Cruz de Jesus estava sua Mãe”
 

Amedeo Lomonaco – Cidade do Vaticano

Hoje as gerações se confrontam com a realidade porque não é aquela que imaginaram, desejaram e por isso não a compreendem. Maria, ao contrário, continuamente compreende “a Palavra de um modo novo”. A pregação da Quaresma do jesuíta padre Marko Ivan Rupnik para o Santo Padre e a Cúria Romana é orientada nesta outra compreensão da história.

Maria e a Palavra

“Maria – explica o pregador – compreende a Palavra de um modo diverso”. Sua compreensão é uma “conversão permanente”. Ela é continuamente “desafiada por uma novidade”: “Ela pode compreender permanentemente a Palavra de um modo novo e com esta ela compreende a realidade”. Maria estava sob a Cruz, recorda o padre Rupnik, e sobre a Cruz estava escrito “Rei”. Não é possível pensar que “ali não pensasse na Palavra que lhe tinha sido dita: estarás no trono de Davi”. A Cruz é o único lugar onde está escrito que seu Filho é rei. A Cruz é o trono onde se encontra Cristo. Sem o Espírito Santo, acrescenta o padre jesuíta, não se pode compreender o dom que Deus nos deu. O dom é o Crucifixo e “nós somos unidos a esse evento”.

“A história é gerida através do dom de si, através do amor (Padre Rupnik)”

Deus é amor

Padre Rupnik sublinha que sem o Espírito Santo “não podemos compreender que Deus existe verdadeiramente como amor”. Amor significa “doar a si mesmo”. O amor se realiza com o dom de si. É uma coisa chocante, explica, que nos pede para irmos além da nossa mentalidade. Em Cristo, vemos “a verdade de Deus”. Compreender um Deus que se doa deste modo, “coloca em dificuldade as abordagens racionalistas à fé”. “Deus Pai governa o mundo e a história através do Cordeiro, o dom da fé”. “A história é gerida através do dom de si, através do amor”.

Da Quaresma ao Tríduo Pascal

O amor, que “no céu é uma Bem-aventurança absoluta”, na Terra é o Tríduo pascal. Por isso, é preciso se preparar através do caminho quaresmal. É preciso saber entender, sublinha padre Rupnik, que “a nossa presença na história encontra sentido através do Tríduo pascal”. Deve-se compreender todo o dom é consumido: “quem se doa se consome, não se poupa”. Então o testemunho é possível apenas graças ao Espírito Santo.

Viver o dom de si

É o Senhor que dá a vida: com o Espírito Santo, podemos viver a vida como “dom de si”. Deus derrama nos nossos corações o amor do Pai. Este, conclui padre Rupnik, é caminho da Igreja na história. É um caminho pascal. Nós como Maria, “somos chamados a uma conversão contínua para ver que a história procede segundo a Providência”. E que Deus “se manifesta neste mundo através da nossa presença”.

Vatican News

Publicações recentes