Porto Alegre – Jovens Consagrados dão testemunho de uma Igreja em saída

Por Rosinha Martins| 06.09.2015| Cerca de 70 religiosas e religiosos jovens partiram em missão para o bairro dos Farrapos, em Porto Alegre, na tarde deste sábado, 05. O programa missionário é uma das atividades que compõem o pré-congresso da Vida Religiosa Jovem do Sul, em preparação ao Congresso Nacional das Novas Gerações da Vida Consagrada, que acontece em fevereiro do próximo ano.

Ao motivar os jovens para a saída, o coordenador das Novas Gerações da região sul, padre Nilson Helmann levou o grupo até o ambiente mais alto da casa de encontro, apresentou-lhe a cidade de Porto Alegre e fez referência à morte de Lázaro, quando Maria diz para Jesus que o seu irmão já cheirava mal. “A realidade de morte não cheira bem: a maldade, a corrupção, a violência, uma pessoa à margem, os assassinatos. Quantas realidades de morte! Somos chamados a tirar a pedra, desatar as amarras para que Jesus faça o milagre de restituir a vida. Ele precisa da nossa ajuda”, exortou.

Com esta motivação e fortificados pela experiência de oração vivida pela manhã, os jovens partiram em missão. Alguns deles expressaram o que significou esse momento.

Irmão Andre Nosini – A experiência na Paróquia da Santíssima Trindade no bairro Vila Farrapos de Porto Alegre foi uma vivência única que vou levar para a vida toda, e acredito que todos os participantes dessa caminhada vai carregar em suas bagagens uma experiência que deixou marcas de formas  mais variadas desse contato junto aos vulneráveis que a sociedade nos apresenta.

Com isso reforço o apelo que  Papa Francisco nos faz de sair das nossas zonas de conforto e ir ao encontro dos mais necessitados não só financeiramente, mas necessitados de atenção, palavras de motivação de que um mundo melhor é possível. Com essa experiência de missão posso dizer que vale a pena ir ao encontro das pessoas, o que É muito gratificante e isso ao meu ver, dá verdadeiro sentido à Vida Consagrada: estar a serviço dos outros numa doação sem fronteiras.
Irmão André é religioso marista, natural de Garibaldi. Atua na animação vocacional em Bom Princípio –RS.

Natália Carneiro da Fonseca –  Louvo ao Senhor por me ter chamado e conduzido até aqui. Novas Gerações! Por que novas? Por que geram e tendem a gerar vida e vida em abundância em nossas comunidades sofridas. A missão e o convite: “ venha para fora”, me faz ressuscitar o Lázaro que há em mim.

A experiência da missão me levou a uma saída de mim mesma conforme o pedido do Papa Francisco neste Ano da Vida Consagrada. Agradeço sempre a Deus por me conduzir a esta missão, pois de Angola Ele me chamou, do Huambo me escolheu e da Caála nasci. “ Não fomos n[os que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou primeiro”(IJo 4,19).
Natália é mensageira do Amor Divino, natural de Angola. Mora em Curitiba – PR.

Carla Luisa Frey Bamberg – O segundo dia do pré-congresso das Novas Gerações foi marcado por uma profunda experiência de Deus. Já no início do dia fomos convidados a mergulhar na Palavra de Deus escutando e nos sensibilizando com as atitudes de Jesus através do Evangelho de João 11, 32- 44, com um imperativo: “venha para fora”.

Com a tarde missionária, visitando as famílias, o contato com os jovens, a percepção da realidade  e o convívio com outros irmãos e irmãs de caminhada, senti a alegria de ser consagrada e a grande missão que a cada dia me desafia a sair de mim e ir ao encontro do outro, em especial daqueles que mais precisam.
Irmã Carla Luisa Frey Bamberg, natural do Paraguai, é missionária de São Carlos Borromeo-Scalabriniana e trabalha na cidade de Canoas- RS.

Irmão Marcelo Miranda dos Santos – Tivemos uma oportunidade incrível de fazer aquilo que o nosso Papa Francisco nos pede: “uma Igreja para fora…. e com cheiro das suas ovelhas”.

Primeiramente nos abastecemos com uma belíssima oração, da qual podemos nos preparar para sair em missão. Fomos enviados e a maior motivação é que estávamos juntos, reunidos celebrando o encontro, a partilha.
Depois de enviados, fomos de casa em casa ao encontro das famílias da Paróquia Santíssima Trindade e descobrimos pessoas com sede de Deus. Pessoas com vontade de contar sua história.

Após muitas partilhas e até um momento musical na casa de uma das famílias, participamos da missa de encerramento da missão.  Para nossa surpresa,  pessoas que havíamos visitado e que há muito tempo não frequentava a Igreja, responderam sim ao nosso convite e participaram da Celebração e ficaram encantados em saber que agora é a Igreja que visita seu povo. Igreja para fora….
Ir. Marcelo Miranda dos Santos: Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos). Mora em Iomerê – Santa Catarina.
Veja imagens do pré-congresso no Sul

 

 

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »