Palotinos celebram 25 anos de presença missionária em Moçambique

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Em 1999, a Província Nossa Senhora Conquistadora, com sede em Santa Maria-RS, enviou os Padres e Irmãos Palotinos Casimiro Facco e Gentil Lorenzoni para Moçambique, marcando o início de uma presença missionária que completa 25 anos em 2024. Eles chegaram ao Distrito de Zavala, nas Paróquias de Nossa Senhora do Amparo (Quissico) e Santo Antônio (Mavila), na Diocese de Inhambane, sul do país. Posteriormente, outros missionários foram enviados para esta missão.

No começo houve alguns desafios enfrentados pelos primeiros missionários, incluindo o desconhecimento da língua, da cultura local e da dinâmica pastoral da Diocese de Inhambane, sul do país. Infelizmente, a missão teve perdas com a morte de três membros, vitimados por acidentes e malária. A pobreza material também foi um elemento a ser, aos poucos, amenizado.

Ao longo dos anos, o trabalho missionário evoluiu de um atendimento sacramental para uma abordagem mais abrangente, incorporando elementos do cristianismo com acentos africano-moçambicanos. Padre Casimiro Facco destaca a ampliação das atividades pastorais, incluindo a pastoral da esperança, familiar, do dízimo, da justiça e paz, da saúde e vocacional.

Atualmente, a Província estende seu trabalho para quatro paróquias adicionais (Inharrime, Matola e duas em Namuno), dois seminários (Inharrime e Matola) e diversas comissões diocesanas de pastoral. A frutuosa e virtuosa safra de vocacionados possibilita hoje visualizar um futuro, apesar das dificuldades, promissor. Quanto as vocações, fruto da missão, atualmente, são seis padres, dois irmãos e cerca de 30 seminaristas em todos as etapas formativas.

« de 6 »

A celebração do jubileu de prata, em janeiro e fevereiro de 2024, foi marcada pela ordenação presbiteral dos diáconos Elton Ricardo Macitela e Cândido Julião Muvale em 21 de janeiro. Durante as homenagens, Dom Adriano Langa, Bispo Emérito da Diocese de Inhambane, elogiou a coragem e abertura dos Palotinos, reconhecendo a contribuição vital para a comunidade local.

O evento contou ainda com um Seminário dedicado à avaliação, celebração e reflexão sobre o futuro sustentável da missão. Também no início de fevereiro os missionários receberam a visita do Superior Geral Palotino, Padre Zanon Hannas, e do Conselheiro e Secretário Geral das Missões, Padre Daniel Rocchetti.

Padre Jurandir Goulart Soares, referencial da animação vocacional palotina na Província, concluiu a celebração ressaltando a necessidade de mais operários para o trabalho missionário, encorajando aqueles que sentem o chamado a se colocarem à disposição.

Informações e fotografias de Pe. Judinei Vanzeto, SAC – Jornalista e Assessor de Comunicação Provincial

Publicações recentes