“Olhar para a frente e revigorar a identidade da Vida Consagrada”, diz Irmão Jardelino

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|08.10.14| Cerca de 200 religiosos e religiosas vindos das regionais da CRB: Curitiba, Belo horizonte, Goiânia e São Paulo, participaram do 2º dia da novena a Nossa Senhora Aparecida, no seu Santuário, em Aparecida – SP, no último dia 04.

No comentário inicial, o religioso lassalista e vice-presidente nacional da CRB, Irmão Jardelino Menegat ressaltou que fazer memória dos 60 anos da CRB Nacional é reportar à missão fraterna, solidária e comprometida com os pobres e excluídos e com o compromisso inegociável em defesa da vida, para que assim todos tenham vida e vida em abundância.  “Como Religiosos(as) Consagrados estamos motivados com a certeza de que Deus caminha conosco e somos agradecidos por tudo o que a Vida Religiosa do Brasil tem realizado e testemunhado para a construção do Reino de Deus.

Somos sabedores que a Vida Religiosa Consagrada está passando por momentos complexos e de novas perspectivas. Por isso, somos convidados a olhar para frente, procurando revigorar a identidade da Vida Religiosa Consagrada a partir da ação profética e missionária”, disse.

Presidente da Celebração Eucarística das 9h, o redentorista e membro da coordenação da CRB Regional de São Paulo, padre Jorge Sampaio, destacou a missão e o papel da Vida Consagrada. Ao fazer referência ao livro do profeta Isaías que apresenta Jesus como o revelador do amor de Deus pela humanidade com a missão específica de curar, de libertar e revelar o Deus misericórdia, ressaltou que “A exemplo de Jesus manso e humilde precisamos de fazer das bem-aventuranças nosso projeto de vida, principalmente como consagrados”.

Acrescentou ainda, que a CRB enquanto Conferência dos Religiosos do Brasil, nasceu com animadora da Vida consagrada do Brasil, fazendo com que cada homem e cada mulher consagrada pelo batismo e ainda mais pelos votos de castidade, pobreza e obediência sejam no mundo sinal da esperança e da profecia e vivam a alegria da vocação e conduzam os homens e mulheres a uma vida justa e sejam em cada recanto do Brasil, nas mais duras situações essa presença amorosa de Jesus, do Messias. “Se como Conferencia dos Religiosos do Brasil, homens e mulheres, vivermos isso em nossa vida pessoal,  já seremos  sinal de profecia e esperança para o mundo. Nos ajude nesta tarefa Maria, ela que é modelo para a vida consagrada, ela que viveu  em tudo o que foi pedido dela, abriu-se totalmente a vontade de Deus e entregou-se  totalmente a ele e Deus a promoveu como nossa Mãe e Rainha”, afirmou.

Padre Jorge aproveitou a ocasião para chamar a atenção dos romeiros de Nossa Senhora sobre as eleições presidenciais.

Olhando para a realidade de nosso pais percebemos tantas coisas que não estão de acordo com a vontade de Deus. Miséria, violência, corrupção, cultura da morte, falsos ensinamentos da sociedade moderna que se confundem com os ensinamentos do Cristo Redentor. E quando as nossas esperanças nestas instituições acabam nos resta implorar a Jesus, à  sua Mãe Maria que peça a Deus por  nós, mas Deus não quer só isso, quer que lutemos e o dia das eleições é uma oportunidade para a busca da mudança”, assinalou.

Após a Celebração, os Religiosos participaram da inauguração do Serviço de Animação do Santuário (SAVS), que segundo o redentorista e prefeito do Santuário, Irmão João Batista de Viveiros, quer ser um espaço intercongregacional de promoção das vocações.

Os religiosos participaram também, à noite, da novena em preparação à festa da Padroeira que tinha como tema “Maria, presença consoladora na dor. Bandeirinhas com o tema da romaria da Vida Consagrada “Vida Religiosa Consagrada, com a Mãe Aparecida, presença consoladora na dor” foram distribuídas para os fiéis romeiros presentes no santuário.

Após a novena os religiosos se reuniram no subsolo para um momento singular de confraternização.

Veja imagens

Publicações recentes