O tempo da quaresma convoca ao deserto

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs

O tempo litúrgico da quaresma nos convoca ao deserto. Deserto representa sempre um conceito ambíguo, com múltiplos e distintos significados. Por uma parte, refere-se ao um espaço estéril e despovoado, marcado pela ausência de qualquer espécie de vida. Nele, ao longo dos séculos, circulam caravanas de comerciantes, povos nômades e tribais, com um modo de convivência próprio. Nele também, periodicamente, costumam retirar-se místicos e anacoretas, vivenciando experiências pessoais de meditação.

Por outra parte, desde um ponto de vista urbano, o conceito de deserto se confunde com o de multidão, pois esta última por vezes rima com solidão. De fato, as multidões anônimas das grandes metrópoles constituem o que se poderia chamar de deserto povoado – demasiadamente povoado e rumoroso! Nesses centros urbanos respira-se um ritmo frenético, onde ruídos, luzes, objetos e cores acompanham os rios de gente que trafegam pelos becos, ruas e praças. Aqui facilmente os encontros se transformam em desencontros, ao mesmo tempo que o diálogo mais parece um desfile dramático de monólogos desesperados.

Tendo presente esses dois aspectos, que significa a convocação quaresmal ao deserto? Trata-se, antes de tudo, da busca de um encontro pessoal consigo mesmo e com Deus. Espaço povoado ou despovoado, o que importa é o cultivo profundo do silêncio e da escuta. Um e outra podem ocorrer no deserto enquanto terra estéril. Quanto maior a esterilidade do terreno, aliás, mais fecundo tende a ser o encontro. A ausência de outro tipo de vida obriga a olhar para o próprio interior. O aparente vazio serve de espelho: favorece a reflexão sobre as relações complexas que a convivência familiar, comunitária e social tece entre as pessoas, bem como sobre a identidade real de cada ser vivo. O retiro em um lugar despovoado, porém, pode igualmente despertar e revelar os ruídos estridentes que os indivíduos carregam dentro de si mesmos, a sua nudez mais íntima, privando-os de um real e eficaz processo de escuta.

Por outro lado, a pressa ruidosa e o consumismo apelativo do universo urbano, hoje majoritário em todo o planeta, esconde não raro um profundo desejo de paz e harmonia. Desejo que passa pela necessidade de criar momentos significativos para ficar a sós consigo mesmo. Não a solidão, mas o cultivo do tesouro formado pelas lembranças vividas. A conclusão é que, tanto o silêncio cheio de ruídos que pode vir de um lugar deserto quanto o ruído prenhe de silêncio da vida urbana agitada, acabam por entrelaçar-se e confundir-se. Isso torna mais complexa, e ao mesmo tempo mais rica, a convocação quaresmal à conversão. Numa palavra, o verdadeiro terreno do silêncio e da escuta não se define pelos limites geográficos, e sim pela atitude e firmeza de quem procura um “tempo de retiro e contemplação”.

Lugar ermo ou povoado, o mais relevante no caminho quaresmal de preparação à Páscoa é a coragem de confrontar-se com a própria nudez, simultaneamente revestindo-a com a graça de Deus. “Quando sou fraco é então que sou forte”, diz o apóstolo Paulo. A consciência da própria fragilidade e das fraquezas que nos afligem descortina os horizontes em uma estrada dupla de reconciliação e reencontro: em direção à misericórdia de Deus e em direção ao outro. Amplia-se, desse modo, primeiro uma compreensão mais serena da condição humana, segundo uma maior aceitação do diferente. Além disso, e de acordo com a temática da Campanha da Fraternidade/2020, abre-se ainda a perspectiva do cuidado diante do próximo, “caído” à margem da estrada e da vida. Cuidado que se volta igualmente para todo e qualquer ser vivo, como também para a preservação do meio ambiente, no sentido de conservar para as gerações futuras as riquezas de nossa Casa Comum. Se a quaresma convoca e conduz ao deserto, este, por sua vez, prepara e aponta os albores da Páscoa, dos “novos céus e nova terra”, como antecipação terrena do Reino de Deus.

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs, vice-presidente do SPM – Rio de Janeiro, 06 de março de 2020

 

Publicações recentes