Nota de solidariedade às Religiosas e às Famílias da Comunidade Sol Nascente, Brasília, DF

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

A Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil – CRB Nacional,  através da Diretoria Nacional e seus membros, manifesta sua solidariedade às Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado que moram e realizam a missão de defensoras da vida na Comunidade do Sol Nascente, às demais religiosas que apoiam os projetos sociais que são realizados junto a esta comunidade e a todos os moradores/as que estão sendo vítimas da ação truculenta e desumana do Governo do Distrito Federal. Vem através desta, tornar pública sua indignação e repudio,  a operaçao da Policia Militar que de forma violenta e brutal, sem nenhum dialogo prévio, desde o dia 16/07 estão no local destruindo as casas, agredindo as pessoas da conhecida “Fazendinha” área 3, cidade administrativa Sol Nascente, DF.

Manifestamos publicamente nosso repudio e indignação ao Governo do Distrito federal e à polícia militar que ao invés de garantir a vida, a segurança e o direito à moradia para as populações vulneráveis, agem com impiedade, com estratégias de guerra” contra o povo, sobretudo os mais pobres. O Poder publico que é quem deveria salvaguardar os direitos humanos e sociais para todas as pessoas, dentre eles o sagrado direto à moradia, vergonhosamente torna-se com estas ações arbitrárias inimigo do povo. Práticas inaceitáveis, pois, violam a vida, e o direito dos filhos e filhas de Deus, cidadãos e cidadãs que só querem ter o direito de viver com respeito e dignidade, tendo um teto para abrigar-se com suas famílias. 

Nos unimos a todas as pessoas, instituições e organizações da Igreja e da sociedade que comprometidas com a defesa dos direitos humanos, da justiça social e da paz, afirmando nosso compromisso com a luta do povo por moradia digna. E reivindicamos ao Governo do Distrito Federal a suspensão das demolições das casas, a retirada da força policial da localidade,  e que através do diálogo com a comunidade,  mediados pelos órgãos competentes (Defensoria Pública, MP…) sejam responsabilizados, reparem os danos causados aos moradores /as e apresentem soluções que garantam o reassentamento das famílias. 

Nossa, Conferencia seguirá se solidarizando com a vida Religiosa lá presente e com todas as pessoas e famílias atingidas, pois pela força da palavra de Deus afirmamos com fé, esperança profética “o povo, os trabalhadores/as construirão suas casas e nelas habitarão…” (Cf. Is 65,21). Contem com nosso apoio nesta luta,  queridas irmãs e irmãos da Comunidade Sol nascente. Fratelli Tutti!

Conferencia dos Religiosos/as do Brasil

Brasília, 18 de julho de 2025

Presidente da CBR Nacional

Publicações recentes

plugins premium WordPress