“Muita miséria, muita necessidade” no Haiti, relatam as Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Pelo menos 1.419 mortos e 6.900 feridos são os últimos números oficiais do terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o sul do Haiti no sábado 14 de agosto. Entre os mortos estão dois sacerdotes e entre os feridos está o Cardeal Chibly Langlois.

A Igreja latino-americana, assim como a Igreja universal, mostrou desde o início sua solidariedade, sua oração e sua disponibilidade para ajudar uma população duramente atingida pela pobreza, pela violência, o que levou ao assassinato do presidente do país em 7 de julho, e agora um terremoto que causou grande destruição.

A congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, fundada no Brasil por Bárbara Maix, está presente no Haiti, desde 1987. Atualmente, elas têm duas comunidades, em Jérémie e Okay, na região onde ocorreu o epicentro do terremoto e onde as consequências foram mais graves, semeando um panorama de morte e destruição.

No momento são 4 religiosas, três brasileiras, Maria Inês Alves Sampaio, Beloni Luiza Monfardini e Eni Teresinha Azambuja da Silva, e uma haitiana, Estine Jean Charles. Até o momento, há duas religiosas haitianas que fazem parte da congregação. Junto com Irmã Estine, a Irmã Maria Mirca Cineia, que estuda teologia no Brasil, e duas noviças haitianas, também residentes no Brasil no momento: Dieula Samuel e Lourna Bony.

Em Jérémie

O terremoto atingiu exatamente quando as religiosas estavam tomando o café da manhã e embora suas casas ficassem muito danificadas, apenas uma delas ficou ligeiramente ferida. A Irmã Estine Jean Charles, que vive em Jérémie, relata a situação de destruição e morte e a chegada da tempestade tropical Grace, o que torna a situação difícil para o povo, que, segundo ela, “está na rua, não tem onde dormir e agora a chuva e o vento estão chegando”.

A religiosa reconhece que, por enquanto, não há muito que elas possam fazer, as fortes chuvas estão impedindo-as até mesmo de visitar seus vizinhos e os hospitais, que estão superlotados com pessoas feridas, mesmo no pátio, devido à falta de espaço dentro dos hospitais. Além disso, segundo a Irmã Estine, igrejas foram destruídas, inclusive a catedral local, que foi muito afetada.

Na região de Okay

A situação é bastante delicada na região de Okay relata a Irmã Maria Inês Alves Sampaio, onde ela mora com a irmã Eni. O povo ainda estava se recuperando do furação Matthew, que em 2016 provocou grande destruição. Aqueles que tinham reconstruído suas casas, agora com o terremoto vieram todas abaixo novamente, segundo a religiosa. Após o terremoto, as religiosas tem visitado algumas famílias, a única coisa que está ao seu alcance neste momento.

Segundo Irmã Maria Inês, falta tudo, inclusive água e alimentos. Ele relata informações sobre a chegada de ajuda das Nações Unidas, Estados Unidos e outros países, assim como o sobrevoo de vários aviões, uma ajuda que ainda não chegou à população da região onde as religiosas moram. A Irmã fala de uma situação de “muita miséria, muita necessidade”, insistindo em que “a fome agora vai chegar, porque desde sábado, sem poder trabalhar, porque as mulheres e os homens saem para trabalhar todos os dias, na troca daquilo que eles plantam nos seus jardins para poder ter alguma coisa para comer”.

O trabalho das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é na formação, acompanhando 4 jovens, e na pastoral, na visita às famílias, no trabalho com a juventude, a coral, as escolas bíblicas, a formação das lideranças das comunidades eclesiais de base, agroecologia para ajudar os pequenos produtores, escola de música, compartilhando a vida do povo haitiano.

Diante das consequências do terremoto e dos desastres naturais que vem acontecendo no Haiti, “os desafios são muitos também, devido à miséria, à carência de tudo”, afirma a Irmã Maria Inês. Segundo a religiosa, “torna-se difícil até a evangelização, porque pela questão cultural, eles esperam muito receber ajuda dos estrangeiros, e isso é um desafio muito grande”.

A missionária brasileira diz que o Haiti “é um país que não tem ainda como andar com as próprias pernas, não conseguiu encontrar um jeito. A questão econômica e política são muito complicadas, haja visto o que aconteceu há pouco tempo com o assassinato do presidente”. Em referência ao trabalho da Igreja, a religiosa afirma que “é mais na linha da administração dos sacramentos”, destacando a grande precariedade em que vive a Igreja haitiana.

Texto: Luis Miguel Modino

Fotos: Irmãs do Imaculado Coração de Maria, no Haiti

Publicações recentes