Faleceu Irmã Maria do Rosário, uma das relatoras do ECA e fundadora da Pastoral do Menor

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Irmã Maria do Rosário Leite Cintra, que foi uma das relatoras do ECA e fundadora da Pastoral do Menor (Pamen), juntamente com Dom Luciano Mendes de Almeida – um dos líderes da Igreja Católica no Brasil .

“Foi uma mobilização enorme, que motivou pessoas em todo país a assinarem essas emendas que depois serviram para elaborar o ECA. O estatuto possibilitou às crianças e aos adolescentes benefícios que não eram primordiais para eles, como educação e saúde. Mas, infelizmente, o ECA não é cumprido na sua totalidade”, desabafava Ir. Maria do Rosário.

Antes de entrar para a Pamen em 1979, já era educadora, fazia duras críticas aos projetos que pretendem reduzir a maioridade penal. “É uma aberração. Os políticos (que são a favor da redução) não acompanham a nossa realidade, não sabem da história do estatuto nem por que ele foi criado. Eles querem resolver o problema no fim da linha”, dizia.

Ela ainda ponderava que esses adolescentes não vão ser recuperados em um sistema carcerário. “Fico nervosa quando falam que vão reduzir de 18 para 16, mas os adolescentes vão ficar em local separado e realizando cursos profissionalizantes. O ECA prevê isso nas medidas socioeducativas, mas o Estado não faz. Como vão realizar isso em um sistema carcerário superlotado que é bem mais complexo e complicado?”questionava.

Segundo a irmã Maria do Rosário, a campanha serviu para alertar os brasileiros. “Foi possível perceber como as crianças carentes são excluídas desde o ventre pela sociedade e que só é possível mudar com o apoio de todos”.

Além de idealizadora da Pastoral do Menor, ela foi uma das relatoras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Durante a Assembleia Nacional Constituinte, nos anos 1980, ela frequentemente viajava de São Paulo a Brasília para dialogar com os congressistas sobre a necessidade de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes na Constituição Federal.

Irmã Maria do Rosário tinha 82 anos e pertencia a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora.

A CRB Nacional se solidariza com as Filhas de Maria Auxiliadora por ocasião do falecimento de Irmã Maria do Rosário.

Publicações recentes