Missionárias Xaverianas são assassinadas em Burundi – África

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|08.09.14| Três reigiosas xaverianas foram assassinadas na tarde deste domingo, 07, na paróquia de Kamenge, Burundi, no continente africano.

De acordo com informações da Agencia Nacional italiana, as religiosas, Irmã Olga Raschietti ( tia do diretor do Centro Cultural Missionário em Brasília, padre Estevão Raschietti), Lucia Pulici e Bernadetta Borgian foram assassinadas no convento, em uma tentativa de assalto, por uma pessoa, supostamente desequilibrada.

“A morte das Irmãs Lúcia e Irmã Olga Pulici no convento, em  Kamenge é uma grande dor. Eu gostaria de estender minhas mais profundas condolências às famílias e à ordem das Missionárias Xaverianas de Maria, disse a ministra das Relações Exteriores da Itália, Federica Mogherini. “Mais uma vez, disse, assistimos o sacrifício daquelas que, com dedicação total, gastaram a própria vida aliviando os sofrimentos que ainda existem no continente africano”. E acrescentou: “Um sacrifício sobre o qual o governo se empenha na busca de esclarecimentos da parte de Burundi, país no centro dos conflitos que nas últimas décadas ensanguentaram em particular as região da África dos grandes lagos, a começar por Ruanda.

A ministra afirmou, também, que farão o possível para transportarem o mais rápido possível os corpos das missionárias para a Itália.

A Superiora Geral das Missionárias Xaverianas, Irmã Giordana Bertacchini fala  sobre a perda das missionárias.

Um amor incondicional pela gente daquela terra: as três irmãs assassinadas tinham retornado a Burundi  não obstante as suas condições, que não eram boas. Eram três missionárias idosas com graves problemas de saúde que há pouco haviam retornado  a serviço daquele povo”, disse à Agência Fides, a superiora Geral das Missionárias Xaverianas de Parma, Itália, a Irmã Giordana  Bertacchini.

Irmã Lucia Pulici, havia festejado no mês de julho, cinquenta anos de vida religiosa. Ela e Irmã Olga Raschietti sempre trabalharam na África. O Convento de Kamenge, onde aconteceu a tragédia se encontra a um quarteirão setentrional de Bujumbura, um centro  Xaveriano para jovens,  que promove a convivência entre diversas etnias.

 Superior dos missionários xaverianos em Burundi,  explica o acontecido

De acordo com o superior dos missionários xaverianos, em Burundi, padre Mario Pulcini, pelas 16 horas de ontem, Irmã Bernadetta foi até os seu escritório perguntar  pelas Irmãs Olga e Lucia que haviam permanecido em casa, enquanto ela  e Irmã Mercedes se encontravam no aeroporto para acolher  outras Irmãs que retornavam a Burundi,  após o Capitulo Geral que aconteceu em Parma-Itália. Havia grande suspense, sobretudo, porque do interno da casa  não havia nenhum sinal de vida. Padre Pulcini chamou pelas Irmãs Olga e Lucia  e não obteve respostas. Irmã Bernadetta entrou por uma porta de serviço e encontrou os corpos das Irmãs sem vida. Os guardas passaram revista,  deram uma volta pelo quarteirão sem encontrar ninguém.

Padre Pulcini relatou,  ainda, que não obstante ao acontecido, as Irmãs  decidiram permanecer e dormir na mesma casa. “E as Irmãs foram me  chamar  novamente temendo que o agressor estivesse rondando a residência. Quando entraram na casa, encontraram também Irmã Benedetta sem vida, decapitada. No local havia pedras com sangue”, informou. “Foram mortas em Burundi, no coração daquela África na qual dedicaram a vida para ajudar os últimos em nome do Evangelho”, afirmou.

Irmã Lucia Pulici, que comemoraria seu aniversário nesta segunda, 08, tinha 75 anos,  Olga Raschietti, 82  e Irmã Bernadetta, 79.

Fonte:R.it.Parma/ Ansa .it Mondo/Tradução Rosinha Martins

 

Publicações recentes