Líderes religiosos apelam para que cristãos permaneçam no Oriente Médio

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cairo (RV) – Altas autoridades muçulmanas e cristãs exortaram, nesta quinta-feira,04/12, os cristãos do Oriente Médio a permanecerem na região, apesar dos abusos e perseguições perpetradas por grupos jihadistas.

“O exílio forçado de cristãos e de outros grupos religiosos e étnicos é um crime que todos nós condenamos”, declararam os dignatários religiosos de cerca 20 países, reunidos em uma conferência internacional sobre o terrorismo, convocada pela Universidade de al-Azhar, a máxima instituição do Islã sunita.

“Nós apelamos aos nossos irmãos cristãos para permanecerem em seus países, até que desapareça a onda de terrorismo que todos nós sofremos”, diz a declaração conjunta. Eles apelas “aos países do mundo” para não facilitarem este exílio, ajudando estes grupos a emigrarem em seus territórios.

A declaração foi feita cinco dias após o apelo do Papa Francisco a todos os líderes muçulmanos, para condenarem clara e abertamente o terrorismo islâmico.

A ofensiva lançada em Junho pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria forçou centenas de milhares de refugiados a abandonarem suas casas, incluindo dezenas de milhares de cristãos e yazidis, vítimas de abusos.

O Sheique de Al-Azhar, al Tayyeb, condenou os “crimes bárbaros” cometidos pelo EI, ao abrir a conferência na quarta-feira.

“Todos os grupos armados e milícias sectárias que usaram a violência e o terrorismo,não tem nenhuma relação com o verdadeiro Islã”,  afirmou nesta quinta-feira o comunicado conjunto da Al-Azhar.

Ele também denuncia uma interpretação “distorcida” da “jihad” ou “guerra santa”, precisando que este conceito significa “a auto-defesa e a resposta a uma agressão” e que não deve ser lançada, “não importa por qual grupo ou indivíduo”.

Mesmo sem propor ações concretas, os participantes defenderam a realização de “uma conferência de diálogo internacional para colaborar na construção da paz e para propagar a justiça.”

Os dignitários reunidos eram provenientes de vinte países, incluindo a Arábia Saudita, Irã, Indonésia e Malásia. (JE)

Fonte: Radiovaticana

 

Publicações recentes