JMJ: ser testemunha de Cristo rumo à Jornada de Lisboa em 2023

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Neste ano de 2021, na sua Mensagem para a Jornada Mundial da Juventude vivida nas dioceses, o Papa exorta os jovens a inspirarem-se na conversão de Paulo. “Nenhum jovem está fora do alcance da graça e da misericórdia de Deus” – escreve Francisco.
 
Santa Missa da JMJ Panamá (Vatican News)

Rui Saraiva – Portugal

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 anunciou na segunda-feira, dia 4 de outubro, que a edição de Lisboa, em Portugal, será de 1 a 6 de agosto de 2023. Uma informação sobre a qual D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, declarou a sua alegria, sublinhando a importância deste anúncio ser feito no dia de S. Francisco de Assis.

Na organização do grande evento estão já envolvidos mais de 400 voluntários no Comité Organizador Local (COL) e em cada uma das 21 dioceses de Portugal existem também já Comités Organizadores Diocesanos (COD) que dinamizam no seu território o caminho de preparação para o evento.

Até à data da JMJ 2023 os símbolos peregrinam pelas dioceses de Portugal de novembro 2021 a julho 2023. A cruz peregrina e o ícone mariano são companhia dos jovens portugueses.

Rumo à JMJ 2023 de Lisboa

Na sua Mensagem para a XXXVI Jornada Mundial da Juventude do próximo mês de novembro, vivida em modo diocesano, o Santo Padre lembra a JMJ 2023 e lança aos jovens um repto dos Atos dos Apóstolos: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!”

O Papa assinala no início da sua Mensagem a importância de “continuarmos juntos na peregrinação espiritual que nos conduz rumo à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023” – diz. Francisco recorda as dificuldades da pandemia e as consequências sociais da covid-19, como o “desemprego”, a “depressão”, a “solidão”, os “vícios” e mesmo o “aumento da violência”. Mas há esperança na juventude assinala o Papa:

“Quando cai um jovem, de certo modo cai a humanidade. Mas também é verdade que, quando um jovem se levanta, é como se o mundo inteiro se levantasse. Queridos jovens, que grande potencialidade tendes nas vossas mãos! Que força trazeis nos vossos corações!” – frisa o Santo Padre.

O encontro de Saulo com Cristo

“O versículo que serve de inspiração ao tema da Jornada Mundial da Juventude de 2021 encontra-se no testemunho de Saulo diante do rei Agripa, no tempo em que estava detido na prisão” – escreve Francisco. 

“O Apóstolo conta a sua história e o episódio fundamental do seu encontro com Cristo. Saulo confessa que, no passado, perseguira os cristãos, até que um dia, quando ia a Damasco para prender alguns deles, uma luz «mais brilhante do que o Sol» o envolveu, a ele e aos seus companheiros de viagem (cf. At 26, 13), mas só ele ouviu «uma voz»: falou-lhe Jesus, chamando-o pelo nome” – afirma.

O Papa ressalta que Deus chamou Saulo pelo nome. E ele reconhece que “é testemunha duma manifestação divina”. Algo que lhe muda a vida e inspira uma pergunta: “Quem és tu, Senhor?”

Para Francisco “só muda a vida um encontro pessoal”. No caso de Saulo, a sua pergunta provoca comunicação e gera uma resposta: “Eu sou Jesus a quem tu persegues!”.

Pela perseguição que o próprio Saulo movia aos cristãos, ele passou a conhecer Jesus nas atitudes dos cristãos. Eles respondiam “ao mal com o bem, ao ódio com o amor, aceitando as injustiças, as violências, as calúnias e as perseguições suportadas pelo nome de Cristo” – escreve o Santo Padre.

Reconhecer a própria cegueira

Tal como no caso de Saulo “para Deus, não há pessoa que seja irrecuperável” – assinala o Papa. “Através do encontro pessoal com Ele, é sempre possível recomeçar. Nenhum jovem está fora do alcance da graça e da misericórdia de Deus” – afirma Francisco.

O Papa na sua mensagem recorda que Saulo pelas suas atitudes estava “de certo modo cheio de si” e considerava-se “grande pela sua integridade moral, o seu zelo, as suas origens, a sua cultura. Seguramente estava convencido da justeza da sua posição. Mas, quando o Senhor se lhe revela, é ‘lançado por terra’ e fica cego” – lembra o Santo Padre.

“De repente, descobre que não é capaz, física e espiritualmente, de ver”. Nas palavras do Papa, Saulo “descobre-se perdido” e “frágil”. Encontra a “humildade” que é a “consciência da própria limitação”. Reconhece a sua própria cegueira.

“Quem pensa que sabe tudo sobre si mesmo, os outros e até sobre as verdades religiosas, terá dificuldade em encontrar Cristo” – avisa o Papa.

De Saulo a Paulo, que significa pequeno

“Tendo ficado cego, Saulo perdeu os seus pontos de referência. Ficando sozinho na escuridão, para ele as únicas coisas claras são a luz que viu e a voz que ouviu” – escreve o Papa que salienta este facto como um “paradoxo”. “Precisamente quando uma pessoa reconhece estar cega, começa a ver…” – declara.

“Depois da fulguração na estrada de Damasco, Saulo preferirá ser chamado Paulo, que significa ‘pequeno’” – lembra Francisco sublinhando que isso não se trata de um pseudónimo, mas o facto de que “o encontro com Cristo fê-lo sentir-se verdadeiramente assim, derrubando o muro que o impedia de se conhecer com toda a verdade”.

Para o Papa “a conversão de Paulo não é um voltar para trás, mas abrir-se para uma perspetiva totalmente nova. Com efeito, ele continua o caminho para Damasco, mas já não é o mesmo de antes; é uma pessoa diversa” – diz Francisco.

Levanta-te e testemunha!

Na sua mensagem o Papa exorta os jovens a não serem “instrumentos de violência e destruição” na vida dos outros. Em particular, a não fazerem um mau uso dos “meios digitais” onde alguns “encontram o novo campo de batalha no ambiente virtual e nas redes sociais, recorrendo sem escrúpulos à arma de falsas notícias para espalhar venenos e demolir os seus adversários”.

“O discípulo de Cristo é chamado a ser luz do mundo” – diz o Santo Padre pedindo aos jovens para abraçarem “a vida nova que nos é dada no Batismo”, no qual recebemos também “uma missão do Senhor: ‘Serás minha testemunha’.”

Esta “é uma missão que pede a nossa dedicação e faz mudar a vida” – escreve o Papa convidando os jovens a levantarem-se e a testemunharem a sua fé celebrando nas suas dioceses a Jornada Mundial da Juventude neste ano 2021 no dia 21 de novembro, Solenidade de Cristo Rei.

Destacamos aqui uma das preces do Papa Francisco: “Levanta-te e testemunha que as existências fracassadas podem ser reconstruídas, as pessoas já mortas no espírito podem ressuscitar, as pessoas escravizadas podem voltar a ser livres, os corações oprimidos pela tristeza podem reencontrar a esperança”.

“Abramo-nos às surpresas de Deus, que quer fazer resplandecer a sua luz sobre o nosso caminho” – escreve o Papa Francisco na sua mensagem para a Jornada Mundial da Juventude de 2021.

Laudetur Iesus Christus

Publicações recentes