Convênio tem quatro frentes de atuação: ensino, pesquisa, gestão e inovação
Diante dos desafios enfrentados pela sociedade na área da saúde, cresce a importância de unir forças, especialmente entre instituições que compartilham valores e propósitos semelhantes. Foi a partir deste olhar que duas tradicionais instituições católicas do Rio Grande do Sul decidiram unir forças. A Santa Casa de Misericórdia e a PUCRS assinaram convênio neste dia 13 de maio de 2020, em uma parceria inédita que vai representar ganhos importantes para o atendimento à população, assim como para o desenvolvimento de ensino e pesquisa e a troca de experiências em gestão hospitalar.
A assinatura do convênio contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. “Os tempos que vivemos exigem de todos nós, atitudes ousadas e criativas. Certamente o convênio aqui celebrado expressa essa ousadia e criatividade. As partes envolvidas ganham com essa parceria, mas a sociedade é a maior beneficiada”, afirmou o Arcebispo.
A PUCRS foi representada pelo Reitor, Ir. Evilázio Teixeira, pelo Vice-Reitor, Dr. Jaderson Costa da Costa, pelo Assessor de Relações Institucionais, Solimar Amaro e pelo Diretor Geral do HSL, Leandro Firme. A Irmandade Santa Casa de Misericórdia foi representada pelo Provedor, Alfredo Englert, pelo Diretor Geral, Julio Matos, pelo Diretor de Ensino e Pesquisa, Antonio Kalil, e pelo Diretor Hospital São Francisco, Fernando Lucchese.
O grande propulsor do convênio é o projeto de desenvolvimento do Centro de Medicina Fetal da Santa Casa, que envolve toda a linha de cuidado na área materno-infantil e, com maior ênfase, às complexidades. Um espaço no qual haverá integração de futuros profissionais dos programas de residências médicas e das pós-graduações stricto e lato sensu em regime de complementariedade entre PUCRS e Santa Casa.
São mais de cinco mil estudantes e médicos em formação das escolas de Medicina e de Ciências da Vida e da Saúde da PUCRS que terão os hospitais do complexo da Santa Casa como espaços de prática. “É uma importante união de forças de instituições reconhecidas pela contribuição histórica à população gaúcha e brasileira na área da saúde. Certamente, teremos respostas mais ágeis e significativas atuando lado a lado”, afirma o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira.
A parceria envolve, pela PUCRS, o Hospital São Lucas e as Escolas de Medicina e de Ciências da Vida e da Saúde, que passarão a desenvolver projetos conjuntos com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. “Em um mundo que precisa de atitudes colaborativas em busca de soluções para problemas comuns, esta parceria é uma grande notícia para a sociedade gaúcha”, afirma Antonio Kalil, Diretor de Ensino e Pesquisa da Santa Casa.