II Simpósio Bíblico Internacional em Angola é apoiado por Paulinas do Brasil

  II Simpósio Bíblico Internacional, realizado entre os dias 16 e 18 de setembro em Luanda, capital da Angola. O evento contou com apoio pastoral das irmãs Paulinas do Brasil

Quem ouve a sua vocação e ingressa, de coração e mente, na vida missionária, busca levar a Palavra de Deus aonde quer que seja. E, se essa missão ultrapassar barreiras e fronteiras, a ponto de conseguir dar suporte à evangelização em outro continente, vive-se o primordial da sua missão. É o que fazem as Irmãs Paulinas, que deram todo o suporte para a realização do II Simpósio Bíblico Internacional, realizado entre os dias 16 e 18 de setembro em Luanda, capital da Angola.

Este foi o tema: “Animação bíblica da pastoral inteira” e o lema: “E o Verbo fez-se carne e veio habitar conosco (Jo 1,14a)”.

O Simpósio contou com a participação de quase a totalidade dos  bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), cuja Pastoral Bíblica foi a responsável pelo evento.

 

De forma presencial, o evento contou com 10 conferencistas, sendo 04 internacionais e com a participação de 280 delegados das dioceses da CEAST.

 

 

Uma palestrante foi  Irmã Zuleica Silvano, fsp. É uma das responsáveis pelo SAB – Serviço de Animação Bíblica – de Paulinas no Brasil, e membro da Equipe Interdisciplinar da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

 

O Simpósio Bíblico Internacional veio de encontro dos fundamentos da missão Paulina e da Igreja, que é ajudar a pensar e buscar novos horizontes com base na Palavra de Deus. A Palavra e a Eucaristia são alicerces da Igreja e da missão das Paulinas. “Tivemos dois dias de análises, pesquisas e reflexões e um dia  com uma grande celebração eucarística que aconteceu na diocese de Viana, localizada nas proximidades de Luanda. “Foi a Palavra estudada e a Palavra celebrada”, disse  Ir. Elisabete Corazza. 

Tiago Alberione, Fundador da Família Paulina dizia: “a nossa paróquia é o mundo”. “Como brasileira, eu me sinto participando da missão no mundo, em especial no continente africano e em Angola”, disse  Irmã Elisabete que faz parte de uma comunidade que leva a missão para o mundo. “Somos instrumentos nas mãos de Deus e a missão Paulina só acontece com o apoio de muitas pessoas, inclusive das províncias do Brasil e de Portugal, pois somos uma língua irmã. Apesar das diferenças, nós brasileiras nos sentimos muito em casa, pois temos os laços da fé, que vai nos irmanando e a força da Palavra vai nos impulsionando”, finaliza a Irmã Elisabete Corazza.

 ……

 

Posts relacionados

Profolider 2023

PROFOLIDER 2023 O PROFOLIDER – Programa de Formação de Lideranças – é uma atividade da CRB Nacional destinado à formação e qualificação de lideranças da

Leia mais »

Retiro Virtual

Retiro Virtual Clique aqui e faça a sua inscrição De Nazaré ao Mundo Inteiro: Retiro Online da CRB Nacional De 9 a 15 de dezembro,

Leia mais »