II Encontro das Comunidades Intercongregacionais encerra em clima de comunhão e missão

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

Terminou neste domingo, 21 de setembro, em Salvador (BA) o II Encontro das Comunidades Intercongregacionais, com a temática “Vida Religiosa Consagrada Missionária Intercongregacional: Esperanças e Desafios”, que reuniu cinco comunidades e dez irmãs vindas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Pará, São Paulo e Tocantins. O encontro que teve início na sexta-feira, dia 19, e refletiu sobre a intercongregacionalidade como caminho de comunhão, colaboração e missão entre as Congregações.

A programação contou com a assessoria da Ir. Eurides Alves de Oliveira (ICM), integrante da Diretoria da CRB Nacional, e a coordenação da Ir. Rosane Steffenon (ISJ), do Setor de Projetos da Conferência. Participaram representantes das seguintes congregações: Irmãs da Providência de Gap, Ancilas do Menino Jesus, Milicianas de Cristo, Missionárias Servas do Espírito Santo, Irmãs do Preciosíssimo Sangue, Carmelitas da Divina Providência e Irmãzinhas da Assunção.

As comunidades atuam em diferentes contextos de presença pastoral e social, junto a povos originários, migrantes e famílias do assentamento Oziel. Essa inserção evidencia a diversidade de carismas colocados a serviço da missão de Deus e a riqueza dos dons do Espírito na vida religiosa.

Segundo as participantes, a intercongregacionalidade nasce da consciência de que nenhum carisma é autossuficiente. É expressão da sinodalidade — o “caminhar juntas” — que fortalece a missão da Igreja e testemunha a comunhão entre congregações.

Publicações recentes

plugins premium WordPress