Hospital da Sagrada Família completa 77 anos

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Com faixa e bandeiras, as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, juntamente com médicos, funcionários e parceiros celebraram no dia 21 de novembro do corrente ano, o aniversário do Hospital da Sagrada Família, propriedade da Congregação.

Na introdução da Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Narciso Dias do Espírito Santo, Capelão do Hospital, a Irmã Maria José Ferreira Sales, sua Diretora, proferiu algumas palavras: Neste berço sagrado e acolhedor, muitos nasceram e outros passamos por ele na qualidade de pacientes, médicos, funcionários e colaboradores. Somos parte dessa história.

Durante este ano de 2020, como todos sabem, este Hospital está passando por uma sofrida Requisição Administrativa, imposta pelo Município de Salvador, de forma unilateral e desrespeitosa, o que tem causado grande sofrimento e transtornos para todos: Congregação, funcionários, médicos colaboradores. Este Hospital fala de entrega e de doação; fala de grande número de Religiosas Franciscanas Hospitaleiras que vêm doando as suas vidas a serviço dos enfermos; fala de inúmeras mães que deram à luz neste berço acolhedor. Pela sua história, esse Hospital evoca respeito e admiração.

Nesta celebração, queremos trazer para o coração misericordioso de Jesus o Hospital, os seus médicos, seus funcionários, colaboradores, e todos os enfermos da covid -19 que atualmente ocupam seus leitos. Pedimos a Deus que esteja no comando desta batalha que hoje enfrentamos para trazer o Hospital de volta, para quem ele fora destinado, quando doado à Congregação pela Sra. Almerinda Martins Catharino da Silva, que quis manifestar sua gratidão pelo zelo e dedicação com que as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras trataram a sua filha, Maria Alice Catharino.

Apesar da situação em que se encontra, que só Deus sabe o para quê, não podemos deixar de celebrar e homenagear esta Instituição que tanto bem tem feito à comunidade baiana nesses 77anos de existência.

Na Homilia, o Pe. Narciso referiu-se ao Hospital como um santuário que viu nascerem inúmeras crianças e restaurou a vida de muitas pessoas.

Acrescentou que no momento passamos por dificuldades, mas que a pujança há de voltar ao Hospital, porque acreditamos na força de Deus e na Sagrada Família.

Que Maria nos ajude a viver a missão de servir a Deus e aos irmãos. É isso que queremos continuar a viver no Hospital da Sagrada Família.

Ao final da celebração a Irmã Cacilda Luzia de Santana, Superiora Provincial e presidente da Associação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras dirigiu-se aos celebrantes e a toda a assembleia expressando a sua gratidão. Inspirada na frase inscrita na bandeira que lhe tocou receber no início da celebração: “A ação de graças mergulha-nos num clima de gratidão e de alegria transbordante, renovando a nossa disposição de amar e de servir” (Ir. Maria da Conceição Galvão Ribeiro).

E referindo-se ao desenho do Hospital protegido por duas mãos, impresso na bandeirinha que todos conduziam, disse que, no decorrer desses 77 anos, o Hospital da Sagrada Família sempre foi conduzido pelas mãos de Deus, que abençoou o serviço generoso e abnegado de tantas pessoas.

Expressou ainda que apesar de estarmos vivendo um momento difícil e sofrido, o sentimento que nos envolve, hoje, é a gratidão ao bom Deus e a todos os que ajudaram nesta caminhada corajosa, mesmo enfrentando barreiras e dificuldades.

A mão de Deus estará sempre conosco, em nosso Hospital da Sagrada Família. Por isso, convido-os a renovarmos com alegria a nossa disposição de amar e servir na missão de Samaritanos e Samaritanas do bem.

Após a celebração Eucarística, tendo à frente a Imagem da Sagrada Família, os participantes desceram ao Hospital, em procissão silenciosa, deram uma volta ao redor do mesmo, enquanto o sacerdote o abençoava.

Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição

Província de Santa Cruz – Salvador/BA

21 de novembro de 2020

Publicações recentes