No dia 12 de setembro de 2020, aconteceu mais um encontro virtual do Grupo de Vivência das Novas Gerações de Belo Horizonte. Contamos com a presença de trinta e um consagrados e consagradas de diversas congregações e a participação da Ir. Solange Barros, cordenadora da CRB Regional Minas e demais irmãs que foram convidadas a conhecer o projeto das Novas Gerações. Fomos também agraciados com a presença alegre da Ir. Clotilde Azevedo, assessora do Setor Juventudes da CRB Nacional.
Iniciamos o nosso encontro com o “jeitinho mineiro” de ser: tímidos porém receptivos! O grupo cresceu e tinha gente nova iniciando a caminhada. É o vinho novo se derramando no meio das Novas Gerações. E nesta alegria do encontro fomos dando cor e vida a este momento com uma bonita mística conduzida por diversos integrantes do grupo. Em seguida, fomos conduzidos pela fala da Irmã Clotilde que trocou uma ideia sobre o tema: “Identidade das Novas Gerações”, a partir do documento “Orientações Gerais” da CLAR e CRB Nacional.
O encontro foi um momento rico, reanimando quem já estava na caminhada e animando quem estava chegando. Irmã Clotilde reforçou em sua fala que os Grupos de Vivências são chamados “a Ser e não fazer!” Isto marca bem o que é a identidade da Novas Gerações e a sua construção: um espaço de partilha e escuta entre religiosas e religiosos jovens.
Embriagados com o vinho da alegria e entendendo este projeto, buscamos continuar a caminhada reforçando a importância do grupo e o desejo em participar. “Eita que trem bom sô!” é a vida Religiosa com sua alegria e entusiasmo, buscando cada dia ser fiel ao Projeto de Jesus Cristo.
Coordenação NG de Belo Horizonte