Encerramento do III Seminário para formadores em chave intercultural

 
Entre os dias 11 à 16 de junho, aos pés da Mãe Aparecida, realizou-se o III Seminário para formadores e formadoras em chave intercultural, no Centro de Espiritualidade Santo Afonso (Aparecida – SP / Brasil).
 
Esse Seminário procurou partilhar, refletir, construir, participar e encontrar num ambiente que nos proporcione enriquecimento pessoal, comunitário e institucional.
 
Eram mais de 100 religiosas/os participantes de 81 Congregações de diferentes países e culturas, formando 12 comunidades de convivência e trabalhos em grupos – metodologia proposta pelo Seminário.
 
Esses dias contaram com  a presença iluminadora dos assessores:
Ir. Margot Brenn, que nos ajudou a refletir no contexto do processo de transformação; criação e formação em chave ecológica;
Ir. Maria Inês Menocal Iepe pautando sua  reflexão na “Identidade da Vida Consagrada” além de destacar o desafio permanente da “cultura do encontro” e da vivência comunitária, congregacional, internacionalidade, que se apresenta no espaço social e a interculturalidade é uma condição necessária para a sociedade multicultural;
Frei Moacir Casagrande, OFMcap, que nos ajudou na assessoria bíblica, com reflexões e presidindo as celebrações eucarísticas.
 
Foram dias intensos com a presença iluminadora e santificadora da Santíssima Trindade.
Os participantes agradecem de maneira especial à CRB nacional pela articulação, logística e solidariedade na pessoa de presidente,  Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad,  ao acolher a todos com simplicidade e alegria.
Agradecem, também, às Irmãs Clotilde Prates e Rosana Lima, da CRB nacional, pelo serviço prestado nos bastidores com eficiência e simplicidade, ao padre Mateus e à toda equipe de coordenação Hna Eudocia, Hna Ana Maria, Hna Teresa, Hna Teresa, Hna Veronica, Hna Maria Eugênia e Hna Maria Alejandra que  ajudaram a ser “acompanhantes” na formação, frente aos desafios atuais.
 
Há um desejo de caminhar  juntos e pede-se ao Espírito que desperte em todos um coração apaixonado pelo Reino.
 
Desde Aparecida, o grupo invoca a intercessão da Mãe Maria.
Aparecida-Brasil, 16 de junho de 2018
 
 
 

Posts relacionados