Em tempos de Olimpíadas, CRB, CNBB e ANEC realizam o projeto “Viva a solidariedade” (2)

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Brasília-DF, 13 de abril de 2016

“Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer?” (Papa Francisco, LS no 160)

Estimados/as Educadores/as,

Tendo em vista as Olimpíadas Rio 2016, em agosto próximo, nós, como Igreja Católica no Brasil, queremos propor a vivência do esporte e lazer com o espírito de comunhão e solidariedade entre os vários espaços eclesiais, os organismos, as instituições de ensino católicas, por meio do Projeto “Viva a Solidariedade”. Um projeto construído e abraçado pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

Na proposição de tal projeto, nosso objetivo é proporcionar, por meio do espírito olímpico, momentos de interação entre a família, escola, paróquia e comunidade, considerando os vários contextos sociais, para despertar sentimentos de união e de solidariedade, interesses e propósitos comuns entre os grupos, na superação dos problemas sociais, na promoção da dignidade humana e na formação da pessoa humana por meio do lúdico.

Ao ser abraçado por uma instituição e/ou organismo eclesial, almejamos com o projeto “Viva a Solidariedade!” que a profecia do Reino e o anúncio do Amor de Deus Pai alcancem as crianças, os adolescentes e os jovens espalhados pelos rincões deste nosso imenso Brasil, em seus diversos contextos sociais e geográficos, levando em conta os desafios que enfrentam e os sonhos que possuem dentro de si.

Outro resultado esperado é a promoção e consolidação do protagonismo infantil e juvenil, como modo de combate às diversas facetas da violência e às explorações sexual e laboral que ambos os atores sociais enfrentam. Que se possa repercutir na sociedade local e nacional, por meio do projeto “Viva a Solidariedade!”, que o espírito olímpico, no seio da Igreja Católica, é a manifestação do espírito de comunhão e solidariedade que nos irmana como cristãos/ãs ativos/as e atentos/as às demandas de nossos/as irmãos/ãs mais fragilizados/as.

Neste sentido, conclamamos a sua instituição e/ou organismo eclesial a abraçar conosco este projeto solidário. Ao aderir ao projeto, a instituição e/ou organismo eclesial assumirá o compromisso de realizar uma ação solidária associada à prática de esportes e lazer, levando em conta sua realidade, seu contexto social, sua inserção na sociedade, sua comunidade, sua missão. As ações solidárias poderão ser desenvolvidas entre o período de abril de 2016 a junho de 2017.

A Equipe Nacional do projeto acompanhará todo o seu desenvolvimento e dará toda assessoria pedagógica, pastoral e técnica necessárias para a aplicação das ações solidárias assumidas pelas instituições e/ou organismos eclesiais.

Para aderir ao projeto “Viva a Solidariedade!”, pedimos que seja preenchida a Ficha de Adesão, acessível no link: https://goo.gl/fLjz5O

É importante que antes do preenchimento da Ficha de Adesão seja feita a leitura e estudo do Projeto “Viva a Solidariedade!” por meio de sua equipe de trabalho. O arquivo com todas as informações esta disponível nesse link: https://goo.gl/0Z5cVq

Para mais informações, por favor, entrar em contato com Elisangela Dias Barbosa (pastoral@anec.org.br) ou com Eliana Veras (acolhida@crbnacional.org.br).

Vamos juntos promover espaços para a Nova Evangelização e fazermos a experiência da Igreja em saída!

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad
Presidente da CRB NACIONAL

Dom Leonardo Ulrich Steiner, ofm
Secretário Geral da CNBB

Prof. Dr. Paulo Fossatti
Presidente da ANEC

Publicações recentes