Curso Envelhecimento Humano – SP

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

CURSO DE CURTA DURAÇÃO

CRB – REGIONAL DE SÃO PAULO

ENVELHECIMENTO HUMANO, ESPIRITUALIDADE E CUIDADO

 

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO

 

A iniciativa do curso nasceu em consonância com os desafios e transformações da vida na contemporaneidade. A elevação da longevidade humana é um tema que preocupa em escala mundial. A realidade dos países europeus chegou até o Brasil. Segundo dados do IBGE (2012) a população acima de 60 anos praticamente dobrou nas últimas duas décadas. As pessoas com 60 anos ou mais de idade já representam mais de 12% da população total. Essa realidade suscita, de modo geral, que as instituições ofereçam condições de vida melhores tanto nas questões sociais como nas questões geriátricas. As instituições religiosas não estão fora deste cenário, pelo contrário, vem demonstrando evidências de aumento significativo da população idosa em razão das alternativas biomédicas de proteção à saúde e mesmo pelo baixo número de pessoas jovens ingressando na Vida Religiosa. Necessita-se de maior aprofundamento, reflexão e preparo pessoal, garantir programas e projetos de ocupação social em consonância com faixa etária e com as condições físico-psicológicas de cada pessoa. Não se trata de parar, mas de repensar e organizar a vida em função das necessidades, das condições e de novas possibilidades de atuação, centradas menos no ativismo típico da sociedade moderna e contemporânea e mais naquilo que completa a nossa existência finita.

A realização Curso sobre Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado, visa, de modo direto, aprofundar e repensar aspectos da Vida Religiosa, Presbiteral e também leiga frente à elevação da longevidade humana. Por outro lado, o curso aprofunda o sentido e o fundamento da existência humana e, sobretudo, provoca as instituições a começarem um processo de planejamento de ações que introduzam a preparação de recursos humanos para as comunidades e congregações religiosas com vistas à educação e ao atendimento do envelhecimento e da velhice, a fim de garantir a centralidade nas pessoas e na conquista de sua cidadania, de saúde, de inserção social, de maturidade espiritual e proteção em situação de vulnerabilidade dos idosos religiosos e em geral.

              Em linhas gerais, o curso pretende oferecer elementos de aprofundamento pessoal no tema e qualificar recursos humanos das instituições responsáveis pelo bem estar espiritual, humano, social, saudável, superando os limites históricos, a fim de produzir convencimento e ações institucionais que garantam melhores condições culturais e técnicas em atenção às ações preventivas e curativas em todo o ciclo de vida e em todas as idades em vista de melhor preparo para a velhice que afeta a todos/as. O IFIBE, pelo acúmulo e experiências realizadas em Brasília junto com o CCM e Passo Fundo, RS, pode contribuir nesta reflexão e avaliação das intervenções educacionais e programáticas em atendimento das emergências gerontológicas que se afloram de diversas maneiras. Se existe perplexidade diante das demandas do crescimento no âmbito das congregações e presbíteros, por outro lado, é uma oportunidade para se transformar em soluções qualificadas através de uma nova educação, formação e de costumes sociais e religiosos mais adequados. O corpo, as funções mentais, a identidade existencial e social dos mais velhos podem expressar-se em caminhos já delineados e outros em formação. As casas de longa permanência poderão expressar-se de uma maneira mais interessante pelo aprendizado coletivo e dessa maneira organizar de maneira exemplar esta nova etapa do ciclo de vida. O curso tem a pretensão de contribuir para a efetivação destas intenções. O potencial de desenvolvimento na longevidade se manifesta pelas mediações. Projetos de antecipação histórica com a intenção de flexibilização das relações e ocupações humanas podem contribuir para uma nova ética comprometida com os desafios do nosso tempo e com vida dos idosos (diretamente).

 

2. OBJETIVOS

GERAL

Aprofundar a relação entre envelhecimento humano e espiritualidade gerando conhecimento maior no tema, maturidade pessoal e qualificação técnica no cuidado com idosos/as nas casas de longa permanência de Religiosos/as.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver estudos com vistas a preparar recursos humanos em condições de mediar a ampliação da vida, gestão e melhoria da qualidade de vida dos idosos religiosos e em geral;
  • Oferecer subsídios às instituições religiosas com vistas à educação e ao atendimento do envelhecimento e da velhice na conquista de sua cidadania, de saúde, de inserção social e proteção em situação de vulnerabilidade dos idosos religiosos e em geral;
  • Colaborar com o desenvolvimento de uma cultura de respeito à cidadania do idoso como um sujeito de direitos;
  • Desenvolver estudos e debates para aperfeiçoar a questão cultural e social das instituições no que se refere à prevenção e ocupação em todo o processo de envelhecimento;
  • Criar uma consciência mais enriquecida sobre a identidade existencial dos mais velhos e sobre estratégias competentes em sua promoção;
  • Analisar as teorias que buscam explicar o envelhecimento, relacionando as alterações psicológicas e biológicas com as possíveis implicações na saúde de pessoas idosas;
  • Proporcionar a reflexão multidimensional do envelhecimento humano abordando a sua relação com a dimensão da afetividade, da sexualidade, do convívio, da sociabilidade, da economia, da cultura, da espiritualidade e da psicologia social.

3. METODOLOGIA

O curso acontecerá no período de uma semana, em caráter intensivo. O desenvolvimento metodológico se dará pela abordagem de diversas temáticas que serão desenvolvidas por diversos assessores com atuação direta no tema. Será mesclado metodologia de trabalho expositivo, dialogado, trabalhos de grupos, entre outras formas que os/as assessores/as julgarem conveniente. Cada participante poderá obter cópia de todos os arquivos e sistematização geral do curso, bastando trazer consigo pendrive para tal.

4. PÚBLICO ALVO

O curso destina-se aos Religiosos/as vinculados/as às diversas Congregações Religiosas, Clero Diocesano, Cuidadores nas Casas de Longa Permanência e demais pessoas interessadas no aprofundamento do tema.

5. VAGAS

O Curso disponibiliza 45 vagas. A prioridade será garantida mediante a ordem de inscrição.

6. DATA

O curso será desenvolvido de 20 a 24 de setembro de 2015.

7. LOCAL

As atividades serão realizadas junto à Casa de Encontro Cenáculo. Fone: (11) 3782.0794; 4701.3915. Rua Cenáculo N Sra, 105, Taboão da Serra – SP.

Esclarecimento poderá ser feito com Ir. Lígia Pinheiro, R.C.

 

8. PROGRAMA DO CURSO

 

COD

 

TEMÁTICA

 

EMENTA

 

CH

 

 

 

EH 01

História, Conceitos e Concepções do Envelhecimento Humano

 

Dia 08 de junho

(1 dia: Manhã e Tarde)

 

Fundamentos em Gerontologia: Instituições sociais, papéis, tipificação, mudança social – projetos históricos, história da velhice – ética e envelhecimento – projetos filosóficos e implicações gerontológicas – identidade e velhice – características psicológicas do envelhecimento – memória – competências e afetividade – abandono na velhice. Currículo e Qualidade de Vida; Memória, escola e educação; Os Fatores de Riscos e a Mediação Curricular.

Educação Gerontológica: necessidade de introdução da temática no âmbito da formação humana

Ocupação da pessoa idosa: confronto com a lógica produtivista

8

 

 

 

 

 

EH 02

Espiritualidade: o sentido da fé para a vida

 

 

Dia 09 de junho

(1 dia: Manhã e Tarde)

O legado da espiritualidade cristã e sua importância na construção de um novo paradigma do Sentido e de Valores que orientam a vida.

Aprofundar o tema da espiritualidade cristã a partir da vivência do Espírito de Jesus Cristo.

Evidenciar o modo de expressão e linguagem da espiritualidade como encantamento e realização do ser humano.

A arte de envelhecer com sabedoria e de ajudar a pessoa a viver de forma intensa, profunda e fecunda na velhice.

8

 

 

 

 

 

 

EH 03

 

 

Envelhecimento Humano e finitude humana: desafios éticos e bioéticos na Clínica Geriátrica

 

Dia 10 de junho

(1 dia: Manhã e Tarde)

Responsabilidade no cuidado com a vida em geral e idosa em particular; desafios éticos e bioéticos frente às situações críticas e vulneráveis da vida da pessoa idosa.

Estudo dos aspectos gerais da clínica das patologias. Aspectos preventivos, clínicos, terapêuticos e sociais das patologias que surgem com o processo de envelhecimento. A alta taxa de morbidade, padrões atípicos de apresentação das doenças, resposta mais lenta e, muitas vezes, imprevisíveis ao tratamento instituído e a necessidade maior de suporte social aos doentes idosos exigem habilidades médicas especializadas para os profissionais que pretendem seguir a prática da medicina geriátrica.

 

8

 

 

 

 

 

EH 04

 

Saúde do idoso – a arte de cuidar

 

 

Dia 11 e 12 de junho

(1 dia e meio: Manhã, Tarde, Manhã)

O cuidado como um processo pleno, integral, holístico, dimensionando necessidades, momento e ambiente. Cuidados no atendimento às diversas situações de doenças manifestadas nos idosos. Compreender a saúde do Idoso em um sentido global e oferecendo elementos para conhecer melhor a pessoa idosa e suas vicissitudes. Estratégias de cuidado enquanto: “cuidado do corpo, da mente, das emoções e do espírito”

A condição humana do cuidado: olhar sobre o cuidador.

Educação alimentar; Educação Física. Condições para a Velhice Saudável. Os perfis educacionais das instituições sociais e Religiosas face ao envelhecimento.

12

 

 

EH 06

Desafios e Perspectivas

Avaliação

Dia 12 de junho

(meio dia: Tarde)

 

Balanço das temáticas aprofundadas, apontando desafios e perspectivas à VRC em específico e à missão da Igreja em geral.

Avaliação e Encerramento do curso.

4

5 dias

Carga horária

40

SUGESTÃO: Noites: filmes, socialização de experiências, confraternização em uma das noites.

9. CRONOGRAMA DO CURSO

EH 01: Domingo

EH 02: Segunda-feira

EH 03: Terça-feira

EH 04: Quarta-feira

EH 05: Quinta-feira

10. HORÁRIOS

O curso será desenvolvido nos turnos da manhã e tarde, com horário previsto para início às 08:00hs e término às 18:00hs.

11. ASSESSORES PREVISTOS

Dr. Agostinho Both

Me. Pe. Itacir Brassiani

Drª Dalva Maria Pomatti

Drª Ivete Berkenbrock

Dndo. Iltomar Siviero

Me. Irª Nilva Rosin

 

12. INSCRIÇÕES

As inscrições ocorrerão de 02 de fevereiro a 30 julho de 2015. Podem ser feitas presencialmente, via e-mail ifibe@ifibe.edu.br, via site www.ifibe.edu.br ou crbsp@crbsp.org.br / fone (11) 3141-2566.

 

13. INVESTIMENTO

              O curso terá um custo de: R$ 450,00 (à vista).  A hospedagem será custeada por cada participante ao custo de R$ 85,00 no segundo semestre a diária (O final de semana, de sexta à noite até domingo à tarde é considerado duas diárias).

14. SELEÇÃO

                   A seleção dos inscritos será feita pela Coordenação do Curso no dia 02 de agosto de 2015 a partir do seguinte critério: data da inscrição, considerando sempre a antecedente. Atingindo número de vagas, ter-se-á lista de suplentes, seguindo mesmo critério da seleção. Os suplentes poderão ser chamados logo após o encerramento da matrícula. A divulgação da lista dos selecionados será feita por meio eletrônico com envio de comunicação direta para cada selecionado/a.

15. MATRÍCULA

A matrícula será efetuada nos dias 03 a 07 de agoso de 2015 conforme orientação da Secretaria Geral do IFIBE. No ato da matrícula, o/a interessado/a apresentará os documentos exigidos. O contrato de prestação de serviços educacionais será assinado no início do curso. A divulgação da lista dos matriculados/as será feita por meio eletrônico com envio de comunicação.

16. COORDENAÇÃO GERAL

Professores Iltomar Siviero e Nilva Rosin.

17. CERTIFICAÇÃO

Cursistas que tiverem frequência de pelo menos 85% da carga horária prevista serão certificados como CURSO PRESENCIAL DE EXTENSÃO (modalidade Curta Duração) COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO em ENVELHECIMETO HUMANO, ESPIRITUALIDADE E CUIDADO, com carga horária de 40 horas.

18. PROMOÇÃO

Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), instituição credenciada pelo MEC e mantida pelos Missionários da Sagrada Família.

19. APOIO E PARCERIA

O Curso tem apoio e parceria da CRB Nacional.

20. CONTATO

Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE)

Fone: (54) 3045 3277 (R.2) – Tarde e noite

E-mail: ifibe@ifi be.edu.br | Site: www.ifibe.edu.br

Rua Senador Pinheiro, 350 – Vila Rodrigues

CEP 99070-220 – Passo Fundo – RS

 

CRB Regional do São Paulo/SP

Fone: (11) 3141-2566

E-mail:

Rua Prof. Sebastião Soares de Faria, 57 – 7º andar –

Bairro Bela Vista

CEP 01317-010 – São Paulo – SP

 

 

Publicações recentes