Missão é partir, mas não devorar quilômetros. É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E se, para encontrá-los e amá-los, é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo”.
Dom Helder Câmara
De 22 a 24 de agosto de 2022
Horário de 19h30 às 21h30 na modalidade virtual
Assessor: Pe. Édipo Campos – Graduado em Filosofia e Teologia;
Pós-graduação em Missiologia; Graduando em Psicologia.
OBJETIVOS
Oferecer aos participantes elementos que os ajudem a entender o que é espiritualidade em sua definição etimológica. Tipos de Espiritualidades e espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo.
EMENTA
Recolher, ao longo da história, como foi entendida e vivida a relação do encontro com Deus (Oração) até chegar ao entendimento da espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo a partir dos documentos do magistério da Igreja, de teólogos e místicos.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS
Capacidade de análise crítica dos diferentes tipos de espiritualidades em nosso tempo; promover o gosto pela espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo; possibilitar a ligação fé e vida; tornar-se aprendiz da escuta do Espírito Santo de Deus; capacidade de testemunhar o Evangelho da Alegria com a vida missionária.
PROCEDIMENTOS, METODOLOGIA E RECURSOS
Aulas expositivas virtuais, vídeos, textos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- O que é espiritualidade? – definição etimológica 2.O que é mística? 3. Diferentes tipos de Espiritualidade 4. A espiritualidade missionária do Seguimento a Jesus Cristo 5. O programa da atividade de Jesus (Lc 4,16-21) 6. Reflexão a partir da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate: sobre o chamado à santidade no mundo atual. 7.Reflexão sobre Espiritualidade missionária do seguimento a Jesus Cristo à luz da Evangelli Gaudium. 8.Os elementos fundantes do caminho espiritual de Dom Helder Câmara.
PÚBLICO ALVO:
Lideranças das diversas pastorais e movimentos interessadas em aprofundar a Palavra de Deus, catequistas, participantes dos Conselhos Missionários, seminaristas, consagrados, ministros ordenados, religiosos (as), membros de institutos e novas comunidades.