Curso de especialização “Pastoral numa Igreja em Saída” dos Jesuítas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Belo Horizonte, maio de 2021

Prezado(a) Senhor(a),

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promove o Curso de especialização “Pastoral numa Igreja em Saída”, voltado para agentes e coordenadores de pastoral. As inspirações e intuições provocadas pelo Papa Francisco na Exortação Pós Sinodal Evangelii Gaudium (EG) levaram à criação deste curso, que quer ser uma resposta, um sopro novo do Espírito, aos desafios que a Igreja enfrenta diante de um pastoral muitas vezes fragmentada.

Vimos, pois, convidá-lo(a) a indicar pessoas que possam vivenciar a rica experiência deste curso que já se encontra em sua quarta edição, e que foi estruturado a partir da análise da realidade da ação evangelizadora e pastoral da Igreja e da necessidade de propor ao agente de pastoral, sobretudo, da coordenação de pastoral, uma formação e espiritualidade, que lhe deem condições de dar respostas em suas diversas frentes de atuação.

Veja depoimentos de dois ex-participantes do curso:

“Fiz o curso e, para mim, foi muito importante e significativo, pois me deu condições de embasar o trabalho pastoral em nível diocesano e de organizar o processo da assembleia diocesana de pastoral. O curso nos ajuda a perceber a necessidade da Igreja dialogar com o mundo, tão complexo e desafiador. Recomendo a todos que puderem, a realizarem o curso que contribui em muito para o trabalho pastoral e para a ação evangelizadora”

Pe. Marinaldo Serafim, coordenador da ação evangelizadora da diocese de Colatina (ES) e orientador do Curso Propedêutico na mesma diocese. 

 

“O curso de especialização “Pastoral numa Igreja em saída” oferecido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia é um curso formidável. O objetivo do curso está em profunda sintonia com a teologia pastoral do Papa Francisco e com os desafios exigidos pelo presente. Quando participei desse curso, eu trabalhava em uma realidade paroquial profundamente desafiadora e com a qual eu não estava conseguindo caminhar. Esse curso me ajudou muito a lidar com os desafios que por hora se apresentavam. Como seria bom se todos os bispos e padres fizessem o caminho proposto pela Faculdade Jesuíta nesse curso. Nossas Dioceses e Paróquias passariam por uma grande transformação.”

Pe. Dênis Cândido da Silva, diocese de Luz (MG)

 

Público-alvo 

Presbíteros, diáconos, religiosos/as e leigos/as que atuam em coordenação pastoral de paróquias, dioceses, regionais e de pastorais específicas. 

Carga horária: 360h/aula, distribuídas em três módulos intensivos em julho (2021) e janeiro e julho (2022). (O primeiro módulo será on-line, em função da pandemia, e terá início em 5 de julho. Os módulos seguintes serão presenciais ou on-line, a partir de uma avaliação da situação da pandemia no momento) 

Promoção e realização: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia 

Apoio: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Centro Cultural Missionário (CCM) 

Matrículas: até 5 de junho de 2021

Informaçõessecextensao@faculdadejesuita.edu.br ou (31) 98248-2985, com Rosilene. 

 

Cordialmente,

Pe. Geraldo De Mori, sj

 

Publicações recentes