CRB Regional de Florianópolis faz peregrinação ao Santuário de Santa Paulina

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Plácio Bohn, fsc| 24.08.2015| Em dez ônibus e diversas caravanas dos Núcleos do Estado trouxeram perto de 500 consagrados/as, oriundos das mais variadas congregações, para participaram da Peregrinação da Vida Consagrada de Santa Catarina, dia 16 de agosto passado.

Às 9h30min, Ir. Plácio José Bohn FSC, Coordenador da CRB Regional de Florianópolis, participou do programa ‘Voz do Santuário’, transmitido pela TV Século 21  e apresentado por Irmã Neusa Santos IIC, que o entrevistou acerca da peregrinação e encontro dos religiosos no Santuário e sobre as ações realizadas pela CRB Regional, no Ano da Vida Consagrada.

O encontro teve como ponto central a celebração, às 9h45min, transmitida ao vivo rela Rede Século 21 e pelas rádios Vale de Tijucas (AM 950 kHz), Católica de Camboriú (AM 1.500 kHz) e Cultura de Florianópolis (AM 1.110 kHz). Além dos/as consagrados/as, mais de três mil fiéis participaram desta celebração que festejou a Assunção de Maria e o Dia da Vida Religiosa Consagrada.

Dom Irineu Andreassa, Bispo de Lages e Referencial para as Vocações, Ministérios Ordenados e Vida Consagrada de Santa Catarina, foi quem presidiu a celebração. Em sua homilia, destacou a importância dos consagrados na Igreja de hoje: “o que a Igreja espera de nós é o testemunho; precisamos ser alegria, amor e ternura; nós somos as mãos e os pés de Deus”.
Na sequência, os religiosos/as permaneceram reunidos no templo do Santuário para um momento de reflexão sobre o panorama atual da vida consagrada e partilha de vida. O Irmão Plácio agradeceu a presença tão significativa neste evento marco do Ano da Vida Consagrada e ressaltou a missão dos consagrados: “Que essa peregrinação nos lembre de que somos chamados a trilhar os passos de Cristo. Servir onde a vida precisa mais”. E conclamou a todos com as palavras do Papa: “Onde há Vida Consagrada, há alegria”.

O encontro contou também com a participação de um dos assessores da CRB Nacional, o irlandês Pe. Tromaz Hughes SDV, que realizou o lançamento do livro “A Vida Consagrada em processo de transformação”, construído pela Equipe Interdisciplinar da CRB Nacional e outros autores convidados. Em sua fala, Pe. Thomaz foi muito profético, chamou atenção da vida religiosa em relação ao pessimismo e pediu mais sensibilidade, pois “somos convidados a descobrir novas pistas para que o futuro seja cada vez mais fecundo”, afirmou.

A programação contou também com um painel de Testemunhos de alegrias da Vida Consagrada. Foi um momento rico de memória e partilha do rosto da vida consagrada na Regional em suas diversas experiências de vida em missão:

Ir. Teresinha Antonia Sotopietr CF falou em nome das Diretorias que animaram os 45 da CRB de Florianópolis, Ir. Adelaide Marcelino Pereira IDP e com a Equipe da ANEC, pela Pastoral da Educação, Ir. Neusa Lucio Luz FMMA, diretora do Hospital Regional São Paulo, Xanxerê, pela Pastoral da Saúde, Ir. Vanderlei Kuhn FMS, Chapecó, pela Vida Religiosa Jovem, Ir. Raquel Travessini SDS pela Rede Um Grito pela Vida, Ir. Adirce Ana de Sousa FE pela Vida Religiosa Inserida e Solidária.

Após o almoço, às 13h30min, ficou livre para Núcleo, Congregações e consagrados/as aproveitarem o tempo. O santuário e seu entorno exalam o testemunho de Santa Paulina, fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e que soube viver sua consagração a Deus com significado e compromisso com o Reino de Deus.  Santa Paulina, rogai pela Vida Religiosa Consagrada!

Assista à entrevista com Irmão Plácio

{youtube}612&v=jVyxMmzLlW4{/youtube}

Publicações recentes