CRB Nacional lança logomarca da 24ª Assembleia Geral Eletiva

Por Rosinha Martins| 18.02.2016| A CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil apresenta a logomarca da 24ª Assembleia Geral Eletiva que acontecerá de 11 a 15 de julho, no Colégio Madre Carmem Sallés, em Brasília – DF.

Com o principal objetivo de eleger a nova presidência, a Assembleia reunirá cerca de 500 representantes das congregações associadas da Conferência.

O evento terá como tema “Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação” e lema “Eis que estou fazendo uma coisa nova” (Is, 43, 19).

A logomarca que perpassará todo o material elaborado para a Assembleia é baseado no texto do profeta Isaías, capítulo 43. O pensamento do profeta ” Eis que estou fazendo uma coisa nova”, é tema de um dos capítulos do livro Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação, desenvolvido pelo irlandês e missionário do Verbo Divino, padre Thomaz Hughes.

De acordo com padre Thomaz, o livro do Deutero-Isaías é uma fonte inspiradora para a Vida Religiosa Consagrada nos dias de hoje, pois a Historia da Salvação demonstra que foi através de crises que o Projeto de Deus avançou.

Isaías apresenta Deus falando com seu povo, exilado, desanimado, aparentemente sem perspectivas e faz uma recomendação. “Não fiquem lembrando o passado…vejam que eu estou fazendo uma coisa nova: ela está brotando agora e vocês não percebem?” (Is, 43, 18 – 19).

Para enxergar a ‘coisa nova’ que Deus fazia brotar, afirma padre Thomaz, “era necessário criar uma nova maneira de ver as coisas, ter novas lentes, entender que a ‘coisa nova’, não é a antiga ‘renovada’, mas algo verdadeiramente novo, excitante, que brotava da ação do Espírito”.

Segundo Hughes, tempos difíceis para a Vida Religiosa Consagrada, como este, é um momento de bênção que conduz à renovação, talvez de um jeito impossível de ser antecipado. “Para que isso aconteça, precisamos deixar de ser obcecados com a nossa sobrevivência e a das nossas obras e empreendimentos, revitalizar o tripé da experiência de Deus, Vida Comunitária e Missão profética, acreditar na ‘coisa nova’ que Deus já faz brotar, e o resto virá por acréscimo”, adverte.